Acesse:

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Estudo de Odontologia da UNG é destacado pela The Lancet

Revista é a quarta de maior impacto no universo científico. Artigo evidencia alternativas para o tratamento periodontal

O tratamento das doenças periodontais ganha mais um destaque na literatura médica. Grave patologia que pode levar à perda dos dentes e até mesmo ao aumento do risco de doenças cardiovasculares e partos prematuros, a periodontite tem sido historicamente tratada por meio de procedimentos mecânicos, incluindo cirurgias periodontais.

Estudos recentes conduzidos por pesquisadores da UNG, no entanto, mostram que se a terapia incluir a combinação de dois antibióticos sistêmicos, metronidazol e amoxicilina, há uma redução importante na necessidade de intervenções cirúrgicas. Liderado pela profa. dra. Magda, o grupo implementou essa linha de pesquisa em 2002 na Universidade e foi o primeiro a publicar  na literatura mundial estudos clínicos randomizados, controlados por placebo e avaliação de um ano sobre o efeito benéfico dessa combinação de antibióticos no tratamento das infecções periodontais em pacientes jovens e adultos, fumantes e com diabetes mellitus tipo 2. 

O impacto dessa informação foi amplo e gerou o recente convite para que a profa. Magda escrevesse um capítulo do livro Essencial Surgery (Disease Control Priorities), financiado pelo Banco Mundial. A obra trata das prioridades no controle de doenças. As principais conclusões do livro foram publicadas recentemente pela revista The Lancet, a quarta de maior impacto científico (fator de impacto=45). Em linhas gerais, a obra apresenta 44 procedimentos cirúrgicos essenciais e aponta para a necessidade de que esses procedimentos sejam oferecidos pelos serviços de saúde pública em todo o mundo. Isso proporcionaria benefícios para a saúde de países de baixa, alta e média renda e proteção financeira para os governos e populações, além de representar grande contribuição para se estabelecer sistemas de saúde mais fortes. “Resultados dos nossos estudos foram importantes para que as cirurgias periodontais não compusessem a lista dos 44 procedimentos cirúrgicos essenciais. Esses achados foram considerados de grande relevância pela área médica, pois ajuda a reduzir a demanda global por serviços cirúrgicos, auxiliando assim o sistema público de saúde a concentrar tempo e dinheiro em doenças que não possuem outra possibilidade de cura que não a cirúrgica.", explica a pesquisadora.

Neste ano, a convite da Sociedade Italiana de Periodontia, Feres apresentou parte desses resultados em Rimni (Itália), durante o congresso anual da Sociedade. No próximo ano, o estudo será exposto nos congressos da Sociedade Suíça de Periodontia (Bern) e da Sociedade Holandesa de Periodontia (Amsterdam).

Histórico

A linha de pesquisa "Avaliação clínica e na microbiota oral de diversas terapias periodontais" teve início em 2002, quando foi implementado na Universidade o diagnóstico microbiológico que utiliza o DNA bacteriano para a sua identificação. A técnica foi trazida pela profa. Magda Feres, após a conclusão de seu doutorado na Universidade de Harvard. “Isso permitiu um grande avanço nos estudos sobre a ação microbiana de diversos tratamentos periodontais”, enfatiza a docente.

Compartilhe:

Voltar