Acesse:

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

UnG é a IES que mais forma professores para a rede estadual de ensino

Levantamento coloca a Universidade à frente de instituições como USP e Unesp

A Universidade Guarulhos (UnG) é a instituição de ensino superior que mais formou professores para a rede estadual de ensino público de SP. O dado faz parte de um levantamento realizado pela Comissão Coordenadora de Comemoração de 80 anos da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o documento, apenas 2,57% dos professores são formados pela Universidade de São Paulo (USP), enquanto que a UnG, instituição particular, formou 4,01%; e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), 3,78%.

A base dos resultados, publicada pelo jornal “O Estado de São Paulo” (27/12/2014), é uma amostra de cerca de 104 mil docentes, entre aproximadamente 175 mil profissionais. Os demais não tinham a instituição de origem cadastrada. No total, a rede tem 250 mil professores, entre concursados e temporários.

O resultado positivo é reflexo da origem da UnG. Fundada em 1970 por seis educadores, a Instituição oferecia apenas cursos de licenciatura e, ao longo dos anos, ampliou o leque de graduação. Hoje, a Universidade tem as seguintes opções de formação para a carreira docente: Ciências Biológicas, Educação Física, Química, Artes Visuais (Educação Artística), Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia. Outro ponto está ligado à qualidade da formação, que busca preparar os estudantes para todos os desafios da área, com atividades práticas e teóricas conduzidas por docentes de referência.

Apesar da baixa procura pela carreira docente registrada nos últimos anos, os que optam pela profissão têm se sobressaído. “A carreira oferece muitas oportunidades, afinal, o profissional pode atuar na rede pública ou particular de ensino, em empresas privadas, lecionar aulas particulares e em universidades e prestar concursos públicos”, pontua a reitora da UnG, profa. Luciane Lúcio Pereira.

Veja aqui a matéria completa publicada no Estadão.

Compartilhe:

Voltar