Acesse:

Fisioterapia finaliza capacitação a profissionais que atuarão nas Olimpíadas

UnG foi a única IES da Grande São Paulo a oportunizar o encontro. Saiba mais

Nos últimos dias 11, 12, 18 e 19 de outubro, o curso de Fisioterapia da UnG realizou as capacitações regionais referentes a padronização de profissionais que atuarão nas Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016. O curso, realizado pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe), em parceria com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), teve como objetivo uniformizar os atendimentos fisioterápicos a serem desenvolvidos durante o evento esportivo.

Alexandre Alcaide, coordenador do curso de Fisioterapia da UnG, Giulianne Trevisan, presidente da Sonafe São Paulo, Rafael Barros e Alexandre Cosialls, diretores da Sonafe São Paulo, foram os professores dos encontros e utilizaram metodologias de ensino que incluíam conhecimentos sobre atendimento emergencial, terapia manual, bandagens e eletrotermofototerapia.

A UnG foi a única IES da Grande São Paulo a oportunizar o encontro. “Ficamos bastante realizados com o resultado da capacitação. Nosso objetivo com este evento não foi apenas capacitar os profissionais de Fisioterapia que atuarão nos Jogos Olímpicos Rio 2016, mas também deixar um legado para a área da fisioterapia esportiva no Brasil”, disse.

Para Caroline Gallati, docente do curso de Fisioterapia, o curso oportunizou também a troca de experiências entre os participantes. “Fazer contatos e gerar discussões sobre diferentes temas foi muito gratificante. A participação dos estudantes de Fisioterapia e também dos egressos do curso nos deixaram muito satisfeitos”, disse a professora, que pretende atuar como voluntária durante as Olímpiadas de 2016.

No mês de maio, a UnG sediou o primeiro curso e mais de 50 profissionais de todo o País participaram da ação. O treinamento marcou um momento histórico, tanto para a Universidade e o curso de Fisioterapia, quanto para a Sonafe. “Recebemos em nossa casa profissionais experts na área e daqui saíram ensinamentos importantes para que seja feito um bom trabalho em fisioterapia esportiva com os atletas das Olímpiadas 2016”, explica Alcaíde.

Veja o que os participantes falaram sobre o evento:

“Tive a oportunidade de vivenciar o aprendizado e revisão de intervenções e suas influências na abordagem do atleta, fomentando em mim a vontade de me preparar ainda mais para que seja possível fazer parte desse momento tão importante no esporte e na fisioterapia esportiva brasileira.” - Caroline Dourado, estudante do 7.º semestre

“O curso de capacitação trouxe grande significado para a minha vida acadêmica, pois tive a oportunidade de compreender as dinâmicas de algumas práticas esportivas. Também podemos repensar em alguns conteúdos teóricos como a eletroterapia. Obtive experiência como bandagens funcionais e as abordagens em primeiros socorros." - Calipcia Brito dos Santos, estudante do 8.º semestre

“O curso debateu conteúdo enriquecedor para minha vida acadêmica e hoje tenho nova perspectiva sobre a fisioterapia esportiva.”- Luciane Campos Marques, estudante do 8.º semestre

Compartilhe:

Voltar