Acesse:

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Perder peso diminui risco para câncer de mama e fígado, e leucemia, diz pesquisa

Estudo publicado na última quinta-feira, 14, no periódico científico Lancet, analisou informações de saúde de mais de 5 milhões de pessoas e chegou a resultados que ressaltam a importância da relação entre obesidade e câncer. Os achados mostram que a obesidade aumenta os riscos para 10 dos 22 tipos mais comuns de câncer.

A cada elevação de 5 kg/m² no índice de massa corpórea (IMC – obtido dividindo o peso em quilos pela altura ao quadrado), há um aumento de 62% no risco de câncer do útero, de 31% para o câncer de vesícula, de 25% para os rins, de 10% para o câncer de colo do útero e de 9% tanto para o câncer de tireoide quanto para a leucemia. O estudo mostrou também influência da obesidade no aparecimento de câncer colorretal, fígado, ovários e mamas.

Segundo os pesquisadores, o excesso de peso foi responsável por mais de 12.000 casos de câncer por ano no Reino Unido.

Tratamento contra obesidade gratuito na UnG

A Universidade Guarulhos (UnG) está com inscrições abertas para programas gratuitos de atendimento a pessoas acima do peso: o GAO (Grupo de Atendimento a Obesos), que atende adultos, e o GIO (Grupo Infantil Obesidade), ambos iniciativas do Programa de Ação Docente-Discente de Apoio Comunitário (Paddac).

As atividades têm como objetivo auxiliar os participantes a mudar seu jeito de comer e pensar sobre os alimentos. Durante os atendimentos, que acontecem durante três meses, os pacientes se reúnem uma vez por semana e recebem orientações de profissionais e estudantes de Nutrição, Psicologia, Educação Física, entre outros. Nesses encontros são orientados a escolher melhor os alimentos, aprendem técnicas de exercícios físicos e descobrem se o aumento de peso está atrelado a algum problema de origem psicológica.

Os interessados em participar da triagem ou fazer o mesmo pelo filho devem ligar para (11) 2475-8300; ou enviar e-mail com nome completo, idade, telefone de contato, peso e altura para o endereço paddac@ung.br. O único pré-requisito é estar acima do peso. As atividades começam em setembro.

O GIO é voltado a crianças entre 07 e 10 anos de idade. Os encontros acontecem apenas no Campus Guarulhos-Centro da UnG. Já o GAO tem inscrições abertas para atividades em Guarulhos, Itaquá e Arujá.

Assessoria de Comunicação – UnG

Adriano Magrinelli – amagrinelli@ung.br – (11) 9.7532-3078
Camila Garcia – camsilva@ung.br – (11) 9.9695-1503
Jéssica Lima – jmlima@ung.br – (11) 9.9104-7067
--------------------------------------------------

Tels.: (11) 2464-1652 / 2464-1764/ 2464-1775

Redes sociais UnG

Facebook: @universidadeguarulhos
Twitter: @UnG_Oficial
YouTube: UniversidadeUnG

Compartilhe:

Voltar