Acesse:

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Vagas temporárias: a porta de entrada para o 1.º emprego

Mais de 150 mil vagas estão à espera de candidatos; 19 mil trabalhadores poderão ser efetivados

As contratações de final de ano podem ser boas oportunidades para conquistar uma vaga efetiva de emprego ou até mesmo aquele trabalho ocasional para ganhar experiência e aquecer o currículo. Com a proximidade das festas de Natal e Réveillon, o comércio e alguns segmentos da indústria começam a fazer contratações para vagas temporárias para o período. Mais de 150 mil empregos já estão à espera de candidatos em centros de recrutamento, comércio, indústria e shoppings centers, segundo dados do Sindeprestem (Sindicato das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo). Após as festas, 19 mil trabalhadores poderão ser efetivados.

A maioria das vagas (70%) deve ser preenchida no comércio. Contudo, haverá oportunidades em empresas nas áreas de alimentos, bebidas, brinquedos, eletrônicos, vestuário e papel. Os estudantes das áreas de Exatas, Administração e até mesmo de Marketing podem encontrar neste período o passaporte de entrada para o mercado.

“Cerca de 30 mil jovens estão à procura do primeiro emprego. Existem muitas empresas que contratam como temporário para conhecer o perfil do funcionário e, posteriormente, fazer a contratação. O mais importante é ir disposto a aprender, essa é a chave do sucesso”, disse a diretora do curso de Recursos Humanos da UnG, profa. Brigitte Bedin. O temporário também leva outras vantagens, segundo a recrutadora. Além de o profissional adquirir experiência e aprendizado para toda a vida, o fato de ter atuado como temporário demonstra garra. “Mostra superação e determinação, o que contribuirá para futuras entrevistas”.

Segundo Luís Augusto Ildefonso da Silva, consultor de varejo e diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), as empresas procuram candidatos que tenham bastante energia para suportar a rotina agitada desta época do ano. “É preciso não ter limitação de horário e estar predisposto a aceitar as condições da empresa.”

Vale ressaltar a importância do profissional se informar com quem já é efetivo sobre a dinâmica da empresa e, se lá houver efetivos que antes eram temporários, tentar seguir os mesmos passos.

Melhores setores

Vestuário
69,5 mil vagas

Supermercados
27,7 mil vagas

Lojas de móveis e eletrodomésticos
12 mil vagas

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

Compartilhe:

Voltar