Acesse:

quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Docentes do curso de Matemática participam de Seminário Internacional

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros reuniram-se durante o III Semirário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipem).
Pesquisadores brasileiros e estrangeiros reuniram-se no período de 11 a 14 de outubro, na cidade de Águas de Lindóia, durante o III Semirário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipem). Entre os participantes que apresentaram seus trabalhos estavam quatro docentes do curso de Matemática da UnG: profa. ms. Ana Maria Maceira Pires, coordenadora do LEMa; prof. ms. Antonio Sylvio Vieira de Oliveira, diretor adjunto do curso de Matemática; profa. ms. Cristiane Coppe de Oliveira, diretora do curso; e profa. dra. Dumara T. Sameshima, docente do curso e membro da CPA.

O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e organizado pelo seu Conselho Nacional Deliberativo com o apoio dos programas de pós-graduação que desenvolvem pesquisas em Educação Matemática, vinculados prioritariamente às áreas de Educação/Ensino de Ciências e Matemática/Psicologia, entre eles os da UnG.

O Seminário teve como finalidade promover o intercâmbio entre os grupos que, em diferentes países, se dedicam a pesquisas na área da educação matemática, divulgando as pesquisas brasileiras e promovendo o encontro dos pesquisadores que a ela se dedicam, proporcionando-lhes a possibilidade de conhecer as investigações que estão sendo realizadas em diferentes instituições. Além disso, o Sipem propiciou a formação de grupos integrados de pesquisa, ao congregar pesquisadores brasileiros e estrangeiros, o que possibilitará o avanço das pesquisas em educação matemática em nosso país.


Confira os trabalhos apresentados pelos docentes da UnG no III Sipem:

Trabalho apresentado no GT – Formação de Professores
Profa. ms. Ana Maria Maceira Pires – "A importância do Grupo de Pesquisa-Ação (GPA – RC) na Formação do Educador-Pesquisador"

Trabalhos apresentados no GT – História e Cultura
Prof. ms. Antonio Sylvio Vieira de Oliveira – "O Cálculo Infinitesimal na Escola Politécnica de São Paulo, no Ano de 1904: Uma Análise Documental"
Profa. ms. Cristiane Coppe de Oliveira – "O Discurso Pedagógico de Malba Tahan na Revista Al-Karismi: Reflexões para a Educação Matemática"

Trabalho apresentado no GT – Avaliação em Educação Matemática
Profa. dra. Dumara T. Sameshima – “Compreendendo a Avaliação da Aprendizagem Matemática”
Compartilhe:

Voltar