Acesse:

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Universidade inaugura Laboratório de Computação Aplicada

Espaço irá fomentar a produção científica e desenvolver sistemas de informação para setores da UnG

Os cursos de Ciência da Computação, Sistemas para Internet e Gestão de T.I ganharam mais um importante espaço para o ensino prático dos estudantes. Desde o início do mês de agosto, o Laboratório de Computação Aplicada (LCA) está em funcionamento e atende demandas do corpo docente e do Departamento de Tecnologia da Informação da UnG. Equipado com modernos recursos, o espaço está localizado no antigo Laboratório de Redes, no Campus Guarulhos-Centro. “Nossa principal meta é incentivar a pesquisa, a criatividade, o espírito de inovação e empreendedorismo entre nossos alunos e docentes”, aponta o diretor dos cursos, prof. Adilson de Oliveira.

Com a atuação de alunos supervisionados por professores, o LCA irá desenvolver gratuitamente softwares e, eventualmente, hardwares que possam ajudar em estudos e projetos dos cursos da Universidade, assim como de setores da Instituição e da própria comunidade externa, como ONGs, entidades de classe e empresas. “Já estamos com alguns trabalhos em desenvolvimento, um dos quais do Pibic, cuja pesquisadora estava com dificuldades para criar uma tecnologia que auxiliasse em seu estudo”, afirma o diretor adjunto dos cursos, prof. Rodrigo Rosa.

Além do fim prático, os projetos desenvolvidos podem dar origem a conteúdos científicos, que serão inscritos na iniciação cientifica, publicados pela Revista Computação Aplicada, da própria UnG, ou selecionados para o Simcap (Simpósio de Computação Aplicada) e outros eventos de tecnologia do País. “O aluno terá a oportunidade de desenvolver produtos inovadores e criar um importante diferencial para o currículo”, diz Oliveira.

Na área acadêmica, os estudantes ou docentes que tenham necessidades de desenvolvimento de tecnologias para estudos podem procurar a Direção de Ciência da Computação, assim como deve fazer a comunidade externa. Já os setores da UnG precisam apresentar suas necessidades ao Departamento de T.I. A prioridade de cada projeto será avaliada pelos professores do curso.

Serviço
Laboratório de Computação Aplicada
Prédio C – Campus Guarulhos-Centro
Informações: 2464-1794

Compartilhe:

Voltar

Notícias Relacionadas


terça-feira, 29 de março de 2016
V Simpósio de Computação Aplicada

quarta-feira, 19 de novembro de 2014
No ar: nova edição da Revista Computação Aplicada

segunda-feira, 17 de novembro de 2014
Fatos e Fotos: IV Simpósio de Computação Aplicada

sexta-feira, 31 de outubro de 2014
IV Simpósio de Computação Aplicada começa na próxima segunda

terça-feira, 19 de agosto de 2014
Inscrições abertas para o IV Simpósio de Computação Aplicada

sexta-feira, 26 de abril de 2013
Engenharia inaugura novo laboratório de Química

quinta-feira, 30 de agosto de 2012
II Simpósio de Computação Aplicada

terça-feira, 7 de agosto de 2012
UnG lança revista eletrônica Computação Aplicada

terça-feira, 27 de setembro de 2011
I Simpósio de Computação Aplicada

segunda-feira, 13 de outubro de 2008
UnG inaugura novas instalações do Laboratório de Enfermagem