Acesse:

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cinema vem à Universidade: veja a programação do semestre

Projeto da Pedagogia faz homenagem ao cineasta Ang Lee

A partir do dia 21/09 e até 09/11, o curso de Pedagogia da UnG exibirá uma série de filmes para incentivar o debate sobre a educação e a cultura a partir de obras cinematográficas. A iniciativa faz parte do projeto “Cinema vem à Universidade”, realizado semestralmente nos campi Itaquá e Guarulhos-Dutra.

Para este semestre, estão previstos os filmes “Histórias Cruzadas”, de Tate Taylor; “As Aventuras de PI”, de Ang Lee; e The First Grader (“O Estudante”, no Brasil), do diretor Justin Chadwick.

As sessões têm início sempre às 9h, com entrada franca.

Como de praxe, o Projeto homenageará um personagem do cinema. Nesta edição, o nome escolhido foi o de Ang Lee. Cineasta, produtor e roteirista taiwanês radicado nos Estados Unidos, ele ganhou o Oscar de Melhor Diretor por duas vezes: primeiro por "O Segredo de Brokeback Mountain" e, mais recentemente, pelo filme "As Aventuras de Pi".

Programação

21/09, às 9h – Unidade Guarulhos-Dutra
28/09, às 9h – Campus Itaquá

Filme: Histórias Cruzadas
Gênero: Drama
Direção: Tate Taylor
Roteiro: Tate Taylor – Baseado no romance de Kathryn Stochett
Elenco: Emma Stone, Viola Davis, Bryce Dallas Howard, Octavia Spencer, Jessica Chastain, Ahna O’ Reilly, Allison Janney, Sissy Spacek
Tempo de Duração: 146 min.
Ano de Lançamento: 2011

Sinopse
Mississipi, década de 1960. Skeeter (Emma Stone) conclui a faculdade e tem desejo de ser escritora. Ela põe a cidade de cabeça para baixo quando decide pesquisar e entrevistar mulheres negras que sempre cuidaram das famílias do sul. Apesar da confusão causada, Skeeter consegue o apoio de Aibileen (Viola Davis), governanta de um amigo, que conquista a confiança de outras mulheres que têm muito o que contar. Relações são forjadas e irmandades surgem em meio à necessidade que muitos têm a dizer, antes da mudança dos tempos atingirem a todos.

26/10, às 9h – Unidade Guarulhos-Dutra / Campus Itaquá

Filme: As Aventuras De PI
Gênero: Drama
Direção: Ang Lee
Roteiro: baseado na novela Yann, David Magel, Suraj Sharma, Tabu
Produção: Ang Lee, David Womark, Gil Netter
Fotografia: Claúdio Miranda
Trilha Sonora: Mychael Danna
Tempo de Duração: 129 min.
Ano de Lançamento: 2012

Sinopse
O filme conta a história do menino Pi Patel (Suraj Sharma) que mora em Pondicherry, na Índia, com seus pais, que cuidam de um zoológico.  Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento em virtude da retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A família resolve ir para o Canadá com todos os animais, num cargueiro chinês.  A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando em meio a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.

09/11, às 9h – Unidade Guarulhos-Dutra / Campus Itaquá

Filme: The First Grader
Título no Brasil: O Estudante
Direção: Justin Chadwick
Gênero: Drama / Biografia
Tempo de Duração: 98 min.
Ano de Lançamento: 2010

Sinopse
A história foi filmada numa aldeia localizada em uma montanha queniana. A obra conta a notável história verdadeira e edificante de Kimani Maruge, de 84 anos, antigo veterano Mau Mau, uma sociedade secreta que lutava pela descolonização do Quênia. Kimani é homem orgulhoso, determinado a aproveitar sua última chance de aprender a ler e escrever, e assim acaba por aderir a uma classe de alunos de seis anos de idade. Juntos, ele e sua jovem professora enfrentam resistência, mas ele acaba descobrindo uma forma de superar as dores de seu passado.

Compartilhe:

Voltar