Acesse:

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Docente de Psicologia adestra animais e insetos para novelas

Especialista em comportamento animal, Jayro Motta desenvolveu trabalhos nas novelas Amor à Vida e Chiquititas

Jayro Motta, Professor Emérito do curso de Psicologia da UnG, comemora o sucesso de seus trabalhos na TV. Especialista em comportamento animal, o doutor pela USP participou de grandes produções da Rede Globo, SBT e de importantes marcas durante seus 30 anos de atividades.

Pioneiro no Brasil, Motta faz o preparo de animais de modo sistemático e contínuo. Seu primeiro trabalho aconteceu durante o doutorado, quando adestrou perus para um comercial da Porcelanas Schmidt; o mais recente pôde ser visto na novela “Amor à Vida”, da Rede Globo, na cena em que a personagem Nicole, vivida pela atriz Marina Ruy Barbosa, tornava-se espírito através de uma borboleta. “Gravamos diversas cenas, entre elas um momento em que a borboleta pousa no túmulo de Nicole”, conta Jayro.

O primeiro trabalho com a TV Globo aconteceu em 1990, na novela “Pedra sobre Pedra”. Ele foi convidado para preparar uma borboleta que “sugasse” o sangue do falecido Jorge Tadeu, personagem vivido por Fábio Júnior. Sem contar com a tecnologia 3D, bastante explorada pelas produções contemporâneas, o docente precisou treinar mais de 130 borboletas. “O trabalho que realizo é diferenciado e por conta disso chama atenção, já que o mais comum é encontrarmos adestradores de cães”, conta o especialista.

Para adestrar borboletas, Jayro emprega técnicas eficientes, como recriar condições para que elas se comportem de acordo com a exigência da cena. “No caso da novela “Pedra sobre Pedra”, para que a borboleta “sugasse” o sangue de Jorge Tadeu precisei colocar no peito do ator uma substância que elas gostam. Aliás, gostaram tanto que, durante a filmagem, o diretor perguntou se a borboleta não sairia de cima do Fábio Júnior. Lidar com esse tipo de inseto exige tempo e paciência da produção e dos atores. O positivo é que temos conseguido isso”, explica.

Além de adestrar qualquer tipo de animal, Jayro também trabalha com talentos infantis. É ele quem treinou as 34 crianças para o comercial das fraldas da Turma da Mônica. “Nesses 30 anos de carreira, foram mais de 200 bebês e 2,5 milhões de animais treinados. Também já preparei insetos para diversos realitys shows internacionais, produzidos pela Endemol da França, Itália, Israel e Inglaterra”, diz.

Aos 72 anos de idade, Jayro já realizou trabalhos para as novelas “Chiquititas”, do SBT; “Malhação”, “Saramandaia”, “Pedra sobre Pedra”, “Morde e Assopra”, “Avenida Brasil”, “Cordel Encantado”, “Fera Ferida”, “Amor à Vida”, “A Grande Família”, programas do Renato Aragão, entre outras produções da Rede Globo. Também tem no currículo produções para comerciais do Papel Higiênico Scott, Cofap, Claro, Whiskas, Huggies e Mercedes. “Sempre busco me superar em cada trabalho que realizo e conto com a ajuda da minha esposa e as duas filhas para algumas atividades de adestramento”, diz.

Veja alguns dos trabalhos realizados pelo prof. Jayro Motta:

Claro

Whiskas

Huggies Turma da Mônica

Amor à Vida – capítulo de 09/08 (Espírito de Nicole pede para voltar à Terra)

Amor à Vida – capítulo de 13/08 (Thales comenta que viu Nicole na mansão)

 

Compartilhe:

Voltar