Acesse:

quarta-feira, 27 de março de 2013

Estudantes de Engenharia iniciam estudos para Projeto Baja

Desafio será construir um veículo off-road capaz de movimentar-se em terrenos acidentados

Quatorze alunos do quarto e décimo semestres dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da UnG se preparam para participar do Projeto Baja SAE Brasil – Petrobras. Trata-se de um desafio lançado a estudantes de engenharias que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. O desafio desta edição será construir um veículo off-road capaz de movimentar-se em terrenos acidentados, conduzido por pilotos da própria escola e integrantes da equipe.

Para participar, os estudantes devem formar equipes que representarão a Instituição de Ensino Superior ao qual estão ligados. “Esses alunos passarão cerca de um ano desenvolvendo este trabalho, o que ajudará a aprimorar suas habilidades de projetar, pesquisar e trabalhar em grupo”, acredita o prof. Delcidio Siqueira da Silva, que coordenará a equipe da UnG. “Ao participar da iniciativa, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua a concepção, projeto detalhado e construção”, complementa.

Empenhados em produzir algo inovador, os estudantes da Universidade já realizam encontros semanais para discutir ideias, pesquisar modelos de veículos e valores de componentes. “Eles se reúnem aos sábados de manhã e a tarde. À medida que o projeto for evoluindo, os encontros serão estendidos aos domingos, se necessário”, explica o professor.

Considerado o maior evento para universitários de engenharia no País, o Baja conta com diversos patrocinadores interessados no desenvolvimento da pesquisa e em apoiar novos talentos.

Compartilhe:

Voltar