Acesse:

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

UnG inicia atividades da terceira turma do Projeto Engraxate Cidadão

Selecionados receberão bolsa de estudos e 70% da renda provinda da atuação como engraxates

“Quero provar para mim mesmo que sou capaz de realizar um sonho, que é me formar”, disse um dos jovens selecionados para compor a terceira turma do Projeto Social Engraxate Cidadão. Cerca de dez pessoas, de diferentes faixas etárias, homens e mulheres, se reuniram na tarde desta quinta-feira (21) no Anfiteatro C do Campus Guarulhos-Centro da UnG, com o objetivo assertivo de dar o primeiro passo rumo à mudança de vida.

“Com essa profissão de engraxate, quando criança, eu comprava o pão e o leite para minha família. Tenho muito orgulho de dizer que fui engraxate. Nossa ambição com esse projeto é que essas pessoas ingressem no ensino superior, melhorem suas condições de vida e se preparem para conquistar os espaços no mercado de trabalho”, expôs o chanceler da UnG e idealizador do projeto, prof. Antonio Veronezi.

Durante as próximas semanas, o grupo participará de aulas teóricas sobre marketing, finanças pessoais e cidadania. “Não existe uma profissão melhor que outra. A melhor profissão é aquela que você faz e acontece, portanto, o sucesso só depende do empenho e dedicação de cada um de vocês”, disse a superintendente acadêmica da Universidade, profa. Maria Helena Krüger.

Eles também terão o desafio de aprender na prática o ofício de engraxate. “Na semana que vem eles terão aula com o prof. Luiz Fernandes, um especialista na arte de lustrar sapatos. Ele vem de Franca, a cidade dos calçados, para ensinar e dar novas perspectivas e esse grupo”, explica a coordenadora da iniciativa, profa. Lislei Freitas.

Os alunos participantes do projeto têm direito a uma bolsa de estudos integral durante dois anos em curso de graduação na Universidade, além de 70% da renda provinda da atuação como engraxates. Eles também receberão três meses de vale-transporte, cedido pela Secretaria de Transportes e Trânsito da Prefeitura Municipal de Guarulhos. A atuação desses alunos será em cadeiras já instaladas em espaços de Guarulhos e São Paulo.

Veja abaixo as imagens do primeiro encontro da turma. 



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar