Acesse:

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Trinta anos a serviço da comunidade

Paddac comemora três décadas e alcança a marca de 260 mil atendimentos. Veja imagens da cerimônia

Há 30 anos nascia uma ideia que poderia mudar a vida de muitas pessoas. Um projeto social estava sendo desenhado por psicólogos da Faculdade Farias Brito que acreditavam na necessidade de maximizar o alcance dos trabalhos acadêmicos para além do campus e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da população. A novidade chegou a gerar desconfiança em alguns colaboradores, que não enxergavam um futuro promissor para a iniciativa. Contudo, houve aqueles que nunca desistiram e seguiram adiante. “Durante esses 30 anos passamos por diversos desafios. Muitos colegas pensaram em encerrar as atividades, em fechar as portas do Programa. Apenas duas pessoas jamais cogitaram essa possibilidade: eu e o prof. Cândido Cheque, idealizador do Programa”, disse o chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi.

Construído e idealizado para atender as necessidades da comunidade, o Paddac (Programa de Ação Docente-Discente de Apoio Comunitário), chegou a desenvolver mais de 50 projetos ao longo desse período. “Eram ações que contemplavam atividades em diferentes cursos da Universidade. Conforme os cursos foram crescendo e se desenvolvendo, esses projetos ficaram sob responsabilidade de cada curso e o Paddac passou a atender um número menor de ações, porém, que não poderiam ser anexados a nenhuma área da Instituição, como acontece hoje com o Grupo de Apoio a Obesidade e os atendimentos a pacientes oncológicos”, explica o coordenador do Programa, prof. Cândido Cheque.

Na memória, algumas recordações encontram-se bem guardadas. Cândido conta que no início do Programa, as aulas de motivação eram realizadas pelo chanceler da UnG. “Quando os participantes começavam a reclamar de algumas situações corriqueiras, levávamos o prof. Veronezi para contar suas histórias de vida. Eles adoravam e saiam dos encontros mais confiantes e esperançosos”, diz. O professor emérito Augusto Fiedler, um dos primeiros profissionais a atuar no Paddac, se recorda de alguns atendimentos que marcaram sua carreira. “No início do projeto atendemos inúmeros pacientes portadores de hanseníase. Depois desse episódio, o Programa vingou e só gerou bons frutos”, relembra.

O reitor da UnG, prof. Alexandre Estolano também aponta uma conquista que só foi possível graças ao diferencial dos atendimentos do Programa. “Em 1986, precisávamos comprovar ao Ministério da Educação (MEC) que a Instituição realizava atendimentos sociais e que tínhamos ações que integravam os três pilares necessários para conquistarmos o título de universidade: ensino, pesquisa e a extensão. E foram os serviços prestados pelo Paddac quem nos levaram a essa conquista”, disse.

Hoje, o Paddac atende nos municípios de Arujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba e São Paulo e fecha o ano de 2012 com as seguintes marcas: mais de 260 mil atendimentos realizados; 12 mil voluntários em três décadas; 11 cidades beneficiadas com as ações; conquista de quatro prêmios e condecorações; 10 projetos de pesquisa gerados a partir das iniciativas sociais, 07 cursos envolvidos nas ações e 07 projetos em andamento.

A cerimônia de comemoração dos 30 anos do Paddac aconteceu na noite da última quarta-feira (07), no Anfiteatro F da Unidade Guarulhos-Centro e contou com a presença de diretores de curso, professores eméritos, pacientes da APAE Arujá e da imprensa local.

Veja as principais imagens do evento.



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar

Notícias Relacionadas


quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
Fatos e Fotos: VIII Seminário de Pesquisa em Serviço Social

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
UnG realiza Seminário de Pesquisa em Serviço Social

sexta-feira, 13 de julho de 2012
Serviço Social realiza evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Aluno de Serviço Social lança livro

quarta-feira, 27 de abril de 2011
6.º Encontro Anual de Serviço Social

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Serviços voltados à comunidade encerram atendimento

terça-feira, 28 de setembro de 2010
Serviço Social debate gestão em organizações privadas

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Clínicas de atendimento à comunidade voltam a funcionar

quarta-feira, 24 de outubro de 2007
Odontologia da UnG presta serviço à comunidade

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007
Curso de Serviço Social debaterá políticas habitacionais