Acesse:

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Guarulhos começa dia 15

UnG é uma das parceiras da iniciativa. Veja as atividades que serão realizadas pela Instituição

Durante o período de 15 a 19 de outubro, a Universidade Guarulhos (UnG) participa das atividades da I Semana de Ciência¸ Tecnologia¸ Inovação e Desenvolvimento de Guarulhos (Semcitec)¸ realização conjunta da Prefeitura de Guarulhos e do Instituto Federal de Educação¸ Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Guarulhos, em parceria com outras instituições de ensino da cidade, incluindo a UnG.

A Semcitec seguirá o mesmo calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia¸ coordenada pelo Ministério da Ciência¸ Tecnologia e Inovação, e terá os mesmos objetivos: mobilizar a população¸ em especial crianças e jovens¸ para a importância da ciência¸ da tecnologia e suas aplicações; contribuir para a popularização da ciência de forma mais integrada nacionalmente; apoiar o desenvolvimento social do País. Além desses¸ a Semcitec tem como objetivo específico para este ano a melhoria da formação de docentes da educação básica.

Na programação do evento, está prevista a realização de palestras¸ oficinas¸ visitas¸ exposição de filmes¸ mostra de trabalhos de alunos da rede de educação básica e do ensino superior, entre outras ações.

O reitor da UnG, prof. Alexandre Estolano acredita que discutir sobre inovação tecnológica em uma cidade como Guarulhos é de suma importância, uma vez que o município também almeja a criação de um Parque Tecnológico. “Eventos como este permitem uma aproximação maior da Universidade, que é a instituição onde se fazem pesquisas no Brasil, com as empresas, que devem ser os maiores consumidores dos resultados destes trabalhos, transformando-os em serviços, produtos e qualidade de negócios para a sociedade”, diz Estolano.

Veja as atividades que serão realizadas pela UnG:

Dia: 16/10
Mesa Redonda: “Pesquisa Social” - Características da pesquisa social, como validade interna, validade externa, instrumento de coleta de dados e suas variáveis.
Palestrante: profa. Ieda Maria da Silva Pinto Barbosa
Horário: 14h
Local: Centro Educacional Adamastor Centro – Auditório 2B

Dia: 17/10
Oficina: “Técnicas do Aparelho do Bafômetro” - Com as regras para endurecer a legislação visando coibir a combinação direção e álcool, o bafômetro se popularizou. Nesta oficina, será evidenciado ao público o funcionamento químico deste aparelho.
Palestrante: prof. Francisco Carlos Mikula Comninos
Horário: 18h
Local: Centro Educacional Adamastor Centro – Sala 3

Dia: 18/10
Oficina: “Microcosmo no nosso dia a dia” - Evidenciará a diversidade de organismos ou parte deles, que o homem não consegue enxergar a olho nu, mas que representam uma miniatura do universo em que vivemos.
Palestrante: profa. Margarida Pereira Fonseca
Horário: 18
Local: Centro Educacional Adamastor Centro – Sala 3

Dia 18/10
Oficina: “O Robô e eu” - Utilizando dispositivos eletrônicos de baixo custo, a oficina irá desenvolver a programação do robô criado pelos alunos de Engenharia Mecânica da UnG. A proposta é aguçar a criatividade, o raciocínio lógico e também estimular o trabalho em equipe.
Palestrante: prof. Rômulo Lins
Horário: 18h
Local: Centro Educacional Adamastor Centro – Auditório 2A

18/10
Oficina: “Panorama da Produção Arquitetônica no Município de Guarulhos” - Utilizando-se de sistema interativo, a atividade irá abordar o valor arquitetônico de algumas construções existentes em Guarulhos. A ideia é aguçar o interesse cultural do visitante.
Palestrante: profa. Wendie Requena
Horário: 18h
Local: Centro Educacional Adamastor Centro – Auditório 2B

19/10
Mesa Redonda: “Racismo e Justiça Ambiental” - Frente aos desafios do século XXI, a questão racial se mantém litigiosa, não apenas no plano conceitual de definições por novas abordagens científicas, sobretudo no campo da interdisciplinaridade.
Palestrante: prof. Osvaldo José da Silva
Horário: 16h
Local: Centro Educacional Adamastor Centro – Auditório 1A

Acesse aqui o portal da Semcitec e veja a programação completa.

Compartilhe:

Voltar