Acesse:

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Universidade realiza campanha para prevenção de câncer

Exame de papanicolaou gratuito e distribuição de material educativo são algumas das ações promovidas pela Clínica de Enfermagem da UnG

A Clínica de Enfermagem da UnG, na Grande São Paulo, realiza  a 8.ª edição da Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero e Mama.

A iniciativa tem como propósito auxiliar na prevenção dos dois tipos de tumor que mais acometem mulheres do mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de que sejam registrados no Brasil, em 2012, 52.680 novos casos de câncer de mama e 17.540 de câncer de colo de útero. “Em ambos os casos, o diagnostico precoce tem grande impacto no processo de cura”, avalia a professora Stael Nobile Diniz, coordenadora da Campanha.

Até 14 de novembro, uma série de ações será promovida para auxiliar as mulheres nesse processo de detecção. Entre os serviços, está à oferta gratuita do exame de papanicolaou, fundamental para a descoberta do câncer de colo de útero. “Dentre todos os tipos, esse câncer é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, quando diagnosticado precocemente. Seu pico de incidência situava-se entre os 40 e 60 anos de idade, porém, hoje, observa-se uma incidência em mulheres jovens com vida sexual ativa”, explica a especialista Liana Richelma Lima Leme, docente da UnG. Segundo ela, o Papilomavírus Humano (HPV), a atividade sexual antes dos 18 anos de idade, a pluralidade de parceiros sexuais, o vício de fumar e o uso prolongado de contraceptivos orais estão entre os principais fatores de risco para esse tipo de tumor.

Além do papanicolaou, as pacientes poderão fazer outros tipos de exames, como de colesterol, glicemia e sorologia para rubéola. Não é necessário ter pedido médico ou mesmo encaminhamento de outro serviço. A Campanha também orientará o público sobre a realização do autoexame nas mamas.

O atendimento acontecerá nos períodos da manhã (7h30 às 11h30) e noite (19h30 às 22h).

Para o exame de papanicolaou é necessário o agendamento prévio na Clínica de Enfermagem, através do telefone (11) 2464-1188 ou pessoalmente. É preciso, ainda, seguir as seguintes recomendações:

  • não pode estar menstruada. Preferencialmente aguardar o 5.° dia após o término da menstruação;
  • não poderá usar creme vaginal nem se submeter a exames intravaginais (ultrassonografia) nos dias que antecedem ao exame;
  • estar em abstinência sexual de 48 horas. 

Serviço
VIII Campanha de Prevenção do Câncer de Colo de Útero
Período: até 14 de novembro
Local: Clínica de Enfermagem da UnG – Campus Guarulhos-Centro
Endereço: Praça Tereza Cristina, 88, (térreo), Centro, Guarulhos – SP
Informações: (11) 2464-1188

Compartilhe:

Voltar