Acesse:

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Projeto Social Engraxate Cidadão forma segunda turma de profissionais

Cerca de 20 alunos já estão prontos para desempenhar o ofício de engraxate. Cerimônia de formatura acontecerá em 15/09

Noções de marketing pessoal, atendimento ao cliente, ética e cidadania, administração financeira e finanças pessoais. Essas foram algumas das disciplinas de formação dos 20 alunos que integram a segunda turma de profissionais do Projeto Engraxate Cidadão, iniciativa desenvolvida pela Universidade Guarulhos (UnG). As aulas práticas também fizeram a diferença: um produto daqui, uma cera de lá e algumas escovadas com bastante entusiasmo. O resultado são sapatos com bastante brilho. Afinal, para o ofício de engraxate, essa é a aspiração primeira, à qual vem atrelada a satisfação do cliente.

“Durante mais de um mês os participantes se dedicaram a aprender os macetes da profissão, como a importância da cortesia e a capacidade de cativar quem busca o serviço. Também receberam orientações sobre como manter uma dieta equilibrada e uma postura que não cause prejuízos à saúde”, explica a coordenadora do Projeto, profa. Lislei Freitas.

Ao ler em uma notícia de jornal que as inscrições para a segunda turma do Engraxate estavam abertas, Giselda Nogueira Rivera, 64 anos, não pensou duas vezes em se candidatar. “Acompanhei os passos da primeira turma que se formou em março deste ano e vi que o Projeto é uma grande oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Quando a Universidade me ligou avisando que havia sido contemplada, fiquei muito contente”, disse a aposentada, que cederá a bolsa de estudos de 100% que recebe do Projeto para a filha, que deseja cursar Psicologia.

No dia 15 de setembro, os 20 alunos, homens e mulheres, receberão da UnG o certificado de capacitação profissional. A partir daí, estarão prontos para desempenhar o ofício de engraxate nas cadeiras disponibilizadas e instaladas pela Universidade em diversos pontos da Grande São Paulo. Durante o primeiro mês de trabalho eles passarão por um processo de vivência com os profissionais que já atuam como engraxates. Os pontos de trabalho são: Campus Guarulhos-Centro da UnG, Internacional Shopping Guarulhos, AutoShopping Guarulhos, Hotel Slaviero Guarulhos, Hotel Domani Guarulhos e Shopping Light São Paulo. A coordenação do Projeto está negociando parceria para instalação de cadeiras na Câmara Municipal de Guarulhos e no Shopping Bonsucesso.

A cerimônia de formatura do grupo acontecerá em Guarulhos, a partir das 11h, no Anfiteatro C da Unidade GUarulhos-Centro, com a participação de autoridades públicas e da Instituição de ensino.

Social

O Projeto Engraxate Cidadão visa dar oportunidades de geração de renda, atuação e ascensão profissional a pessoas que estão fora do mercado de trabalho e em situação de vulnerabilidade social.

Criada em 2008 pela Universidade Guarulhos, a iniciativa é dividida em duas etapas: a primeira consiste em aprimoramento técnico dos alunos inscritos, ou seja, oferta de curso de engraxataria prática, ética, cidadania, marketing pessoal, administração de finanças, ergonomia, entre outros temas. Na segunda etapa, os estudantes passam a atuar como engraxates em pontos onde as cadeiras são instaladas (shoppings, aeroportos, fóruns, hotéis, etc). Boa parte do dinheiro arrecadado com o ofício (70%) é destinada à renda familiar desses trabalhadores, ao passo que uma fatia (30%) é reinvestida no projeto para que ele possa ser ampliado. Além da renda, a Universidade oferece uma bolsa de estudos em curso de graduação e acesso a serviços de saúde oferecidos pela Instituição. “Há muito tempo almejava ver isso acontecendo. Precisamos oferecer oportunidades, empregar, possibilitar a ascensão social e profissional. Um dia, depois de eu ser engraxate, recebi uma oportunidade; uma porta me foi aberta, fato fundamental para as minhas conquistas. Hoje, devo abrir a minha porta para quem queira e eu possa oferecer uma oportunidade semelhante”, salientou o chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi, idealizador do Projeto.

Compartilhe:

Voltar