Acesse:

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Programas de tratamento à obesidade iniciam atividades

Iniciativa visa proporcionar qualidade de vida e recuperar a auto-estima dos participantes

Mais de 200 pessoas se reuniram na manhã do dia 04 para iniciar as atividades do Goam (Grupo Obesidade Atendimento Multidisciplinar). Com diferentes faixas etárias e pesos variados, os participantes puderam ter uma prévia de como serão os encontros que os auxiliarão na luta por uma vida mais saudável.

Com atuação interdisciplinar e atendimentos nas áreas de nutrição, psicologia, fisioterapia, educação física e enfermagem, a dinâmica dos encontros é bastante simples: uma vez por semana, durante três meses, os pacientes se reúnem e, com o respaldo de profissionais e estudantes, aprendem a escolher melhor os alimentos e descobrem se o aumento de peso está atrelado a algum problema de origem psicológica ou congênita. “Nossa meta é proporcionar qualidade de vida e recuperar a auto-estima das pessoas”, expõe o psicólogo José Cândido Cheque, coordenador do Paddac.

Os grupos utilizam o método “Pense Magro”, que orienta para uma mudança de pensamento (o pensar magro) e comportamento. “Grande parte da sociedade adquiriu uma conduta inadequada em relação à saúde alimentar. Além disso, há quem utilize a comida como ferramenta de fuga. A mudança de comportamento alimentar será fundamental para essas pessoas vencerem o desafio de emagrecer”, complementa o professor.

Por meio de uma matéria veiculada em um jornal da cidade, Maria de Socorro Rangel, 48 anos, conheceu o programa. “Não pensei duas vezes e fui logo fazer minha inscrição. Contar com o apoio de professores, seguir um acompanhamento e ainda estar inserida em um grupo que busca as mesmas coisas que você nos deixa mais confiantes”, acredita.

A professora de Nutrição, Lúcia Leal Mattos, não ilude os participantes e deixa claro que não existe fórmula mágica para emagrecer. “É preciso muita disciplina.

A pessoa precisa reformular a maneira como se alimenta, fazer escolhas mais saudáveis, que contemple a fusão entre equilíbrio alimentar e exercícios físicos”, explica.

Acesse a galeria de fotos e veja as imagens do primeiro encontro.



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar