Acesse:

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pesquisa da Pós-Graduação em Odontologia recebe reconhecimento internacional

Estudo publicado em periódico demonstrou que tratamento de periodontites pode ser melhorado por meio do uso de antibióticos
Portal UnG (04/05/2012) Artigo publicado por pesquisadores do Centro de Estudos de Pós-Graduação em Odontologia da UnG foi destaque no boletim desta semana da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A pesquisa foi publicada no Journal of Clinical Periodontology em 2010 e está entre os mais citados e acessados do periódico de maior impacto científico na área odontológica.

O artigo apresenta os resultados de um estudo de mestrado e doutorado realizado com apoio da Fapesp, que indicou que o tratamento convencional da periodontite agressiva generalizada, pode ser significativamente melhorado por meio do uso da combinação de dois antibióticos sistêmicos, metronizadol e amoxicilina.

Os professores doutores Marcelo Faveri, Magda Feres, Luciene Cristina Figueiredo e Poliana Mendes Duarte, além das alunas do programa de pós-graduação Maria Josefa Mestnik e Eisla Alline Gomes Lira, são os responsáveis pela publicação. Os pesquisadores avaliaram um grupo de 30 pacientes que apresentavam periodontite agressiva generalizada, um tipo de infecção bacteriana rara que afeta normalmente pessoas mais jovens e é caracterizada pela rápida reabsorção dos ossos de suporte, podendo resultar na perda de dentes, principalmente os molares e incisivos. Os pesquisadores da UnG constataram que após três meses os pacientes que receberam o tratamento convencional associado ao uso dos antibióticos, apresentaram uma resposta clínica melhor do que os que só receberam o tratamento convencional. Além disso, também houve uma melhor recolonização da placa bacteriana (biofilme) localizada abaixo da margem gengival.

O prof. Marcelo Faveri, coordenador do projeto, disse que o grupo trabalhou durante três anos para chegar ao resultado final e que o reconhecimento internacional é mérito do esforço de todos os envolvidos. “Cada um dos pesquisadores contribuiu de forma importante. Conseguimos comprovar que o uso destes antibióticos, metronizadol e amoxicilina, tem resultado efetivo no tratamento destes pacientes”, falou.

A coordenadora da Pós-Graduação em Odontologia da UnG e uma das participantes da pesquisa, profa. Magda Feres, disse que a microbiota bucal dos pacientes que foram submetidos à limpeza mecânica associada à terapia com antibióticos apresentou maior proporção de bactérias benéficas e menor proporção de patógenos. “Essas diferenças se mantêm por um período maior do que nos pacientes tratados somente da forma convencional”, disse.

Leia mais sobre o tema

Agência Fapesp

Diário de Guarulhos

Planeta Universitário

Portal Exame

Plantão News
Compartilhe:

Voltar