Acesse:

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Serviço Social realizou evento em homenagem ao Dia do Índio

Encontro contou com a participação de 500 pessoas e apresentou exposição de trabalhos artesanais
Portal UnG (19/04/2012) – OO curso de Serviço Social recebeu no último dia 16, na Unidade Guarulhos-Centro, representantes de populações indígenas de diferentes etnias. O encontro, denominado “Índios em Contato, Preconceito, Cultura e Identidade”, contou com a presença de mais de 500 pessoas e apresentou exposição de trabalhos artesanais, apresentação de danças típicas e debates sobre o cotidiano dos indígenas.

O evento contou com a participação do Índio Awá, etnia Tupi Guarani, que apresentou um resgate histórico de sua origem e trouxe reflexões sobre questões indígenas na atualidade. Os indígenas Evangelista, Maria e Rosana, etnia Pankararé (origem da Bahia), residentes no bairro do Ponte Alta, em Guarulhos; Máximo e Paulo, etnia Wassú Cocal (origem de Alagoas), residentes no Parque São Miguel e Pimentas; Ubirajara Pataxó, etnia Pataxó (origem Sul da Bahia, Coroa Vermelha e Porto Seguro) e Kajabi, Awyrã e Ciro Fúlni-ô, Txale Fúlni-ô, Txale também estiveram presentes.

Segundo censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 1.434 indígenas em Guarulhos. Para atender esse público o município conta com o Centro de Referência Indígena. “Nosso curso realizou este evento em parceria com o Grupo de Trabalho Indígena da Prefeitura Municipal de Guarulhos e a Associação Arte Nativa Indígena e contamos com a ajuda do historiador e prof. Maurício Pinheiro. Esse trabalho tem como objetivo aproximar a Universidade das questões referentes à população indígena, no âmbito da garantia de direitos humanos e sociais”, disse a diretora do curso de Serviço Social da UnG, Dagmar dos Santos.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar