Acesse:

terça-feira, 27 de março de 2012

Professora de Nutrição é classificada para segunda fase do Prêmio Henri Nestlé

Pesquisa já está entre os 10 melhores trabalhos de Nutrição em Saúde Pública do País
Portal UnG (27/03/2012) – O trabalho de mestrado em Nutrição da profa.Viviani Jaques de Campos foi classificado para a segunda fase do Prêmio Henri Nestlé. Com o tema “Não experimentei e não gostei: aceitabilidade de papa de fígado de frango por lactentes e suas mães”, a docente elaborou uma receita de papinha infantil caseira, produzida com fígado de frango e vegetais, destinada a crianças de 6 meses a um ano. “Essa é a idade em que o bebê está deixando de ser amamentado com o leite materno para começar a comer papinhas, que muitas vezes não suprem a quantidade de ferro presente no leite da mãe. A receita que propuz é rica neste nutriente e ajuda na prevenção da anemia, tão comum nessa faixa etária”, explica a Viviani.

As fases da pesquisa consistiram na elaboração dos ingredientes, no preparo do alimento e também em um teste de aceitação em bebês e nas mães. “O resultado foi surpreendente. As crianças gostaram bastante do alimento. As mães, que muitas vezes não comiam fígado e provaram do alimento sem saber do que era feito, também adoraram”, disse. Viviani também explicou que o hábito das mães, muitas vezes pode influenciar na alimentação da criança. “Algumas não alimentam os filhos com determinados alimentos simplesmente porque elas não gostam”, afirma.

A pesquisa da docente está concorrendo na categoria profissional com trabalhos de mestrado, doutorado e pós doutorado de todo o Brasil e já está classificado entre os 10 melhores trabalhos de Nutrição em Saúde Pública do País. “Estou muito feliz em ter conseguido essa colocação”, falou.

Lançado em 2007, o Prêmio Henri Nestlé foi criado com o objetivo de fomentar e valorizar a produção científica brasileira nas áreas de Alimentos, Nutrição, Saúde e Bem-Estar, premiando profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes regiões do País.

A próxima etapa da pesquisa será a avaliação completa dos trabalhos selecionados. Os três primeiros colocados serão premiados em agosto e quem conquistar o primeiro lugar na premiação ganhará uma viagem para a Suíça para conhecer o centro de pesquisa da Nestlé.
Compartilhe:

Voltar