Acesse:

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pesquisa mostra que guarulhenses estão acima do peso

Ações desenvolvidas pelo Laboratório de Educação Física mostram que parcela da população não atinge a recomendação de saúde da OMS
Portal UnG (10/11/2012) - O Laboratório do curso de Educação Física da Universidade Guarulhos (UnG) realizou pesquisa no mês de setembro para avaliar o nível de atividade física, IMC, circunferência da cintura e risco para o desenvolvimento de doenças crônicas-degenerativas em parcela da população guarulhense. Foram realizadas duas ações na cidade: no Poupatempo e no CEU (Centro de Educação Unificada) Paraíso, em que foram atendidos 195 adultos entre 18 e 64 anos. Eles passaram por aferições de peso e estatura, medida da circunferência abdominal e estimativa do nível de atividade física.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é recomendável que se pratique, no mínimo, 30 minutos de atividades físicas diariamente. Os resultados da pesquisa mostram que apenas 31% dos pacientes atingem a recomendação de saúde. Dos 69% que ficaram abaixo do nível indicado, 30% cumprem apenas uma parte dela, isto é, praticam atividades físicas todos os dias, porém, por um tempo menor do que o indicado. O outro restante, 39%, recebeu a classificação de “inativo”, o que mostra que não praticam atividades físicas e também não alcançam a recomendação de cinco dias por semana.

Os dados sobre peso evidenciam que quase 39% dos participantes estão na classificação de “peso normal”. Porém, segundo os especialistas, é preocupante a porcentagem de pessoas com excesso de peso (40%) e obesidade (21%). O total de pessoas com sobrepeso e obesidade nessa pequena parcela da população de Guarulhos é de 61%. Esse número ultrapassa a porcentagem apresentada pelo Ministério da Saúde (2010), que indica uma prevalência de 48,1% de excesso de peso na população brasileira adulta.
Compartilhe:

Voltar