Acesse:

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Cinema vem à Universidade faz homenagem a Woody Allen

Projeto da Pedagogia exibirá três filmes até o final do ano, nas unidades Guarulhos-Dutra, Itaquá e SP-Centro. Iniciativa é aberta a todos os interessados
Portal UnG (23/09/2011) – O curso de Pedagogia da UnG inicia neste sábado a programação do projeto “O cinema vem à Universidade”, iniciativa que visa ampliar os conhecimentos dos alunos e despertá-los para apreciação da sétima arte.

A primeira sessão exibirá o filme “Invictus”, do diretor Clint Eastwood (veja sinopse abaixo). “Educação” e “Cabra Cega” dão sequência aos encontros. “A proposta do projeto é resgatar películas valiosas, por meio de exposições seguidas de debates entre alunos e professores”, afirmou a diretora do curso de Pedagogia, profa. Olga Lodi. “Queremos desenvolver no aluno um olhar diferenciado para as questões da diversidade cultural, contemplando a pluralidade dos elementos constituintes da identidade humana”, complementou.

Os encontros acontecem nas unidades Guarulhos-Dutra (11h30), Itaquá (11h30) e SP-Centro (9h30).

Homenagem

A cada semestre o projeto faz homenagem a uma grande figura do cinema mundial. Desta vez, as honras vão para Allan Stewart Konigsberg, o popular Woody Allen. Nascido no dia 1.º de dezembro de 1935, em Nova Iorque, Allen é cineasta, roteirista, escritor, ator e músico. Como diretor estreou em 1969 com "Um assaltante bem trapalhão". De lá pra cá, dirigiu mais de 30 filmes. Crises conjugais, personagens ficcionais, diferentes personalidades caracterizam o perfil multifacetado de Woody Allen, cujos trabalhos aparecem comumente relacionadosàs atribulações psicológicas de personagens mais ou menos intelectuais que tentam, de maneira tragicômica, adaptar-se às condições de vida da grande cidade e da sociedade norte-americana. Filmes como “Rosa Púrpura do Cairo”, “Noivo Neurótico” e “Noiva fazem parte de seu acervo.

Data de exibição: 24/09/11
“Invictus”
Ficha Técnica
Diretor: Clint Eastwood
Duração: 134 min.
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Drama

"Sinopse [+]
“Invictus” traz a inspiradora história de como Nelson Mandela uniu forças com o capitão da equipe de rúgbi da África do Sul para ajudar a unir a nação. Recém-eleito, o presidente Mandela sabe que seu país permanece dividido racial e economicamente após o fim do Apartheid. Acreditando ser capaz de unificar a população por meio da linguagem universal do esporte, Mandela apoia o desacreditado time da África do Sul na Copa Mundial de Rúgbi de 1995, que faz uma incrível campanha até as finais.



Data de exibição: 29/10/11
“Educação”
Ficha Técnica
Diretor: Lone Scherfig
Duração: 100 min.
Ano: 2009
País: Reino Unido
Gênero: Drama

Sinopse [+]
Jenny tem 16 anos e vive com a família no subúrbio londrino, em 1961. Inteligente e bela, sofre com o tédio de seus dias de adolescente e aguarda impacientemente a chegada da vida adulta. Seus pais alimentam o sonho de que ela vá estudar em Oxford, mas a moça se vê atraída por outro tipo de vida. Quando conhece Danny, homem charmoso e cosmopolita de trinta e poucos anos, vê um mundo novo se abrir diante de si. Ele a leva a concertos de música clássica, a leilões de arte, e a faz descobrir o glamour da noite, deixando-a diante de um dilema entre a educação formal e o aprendizado da vida.


Data de exibição: 19/11/2011
“Cabra Cega”
Ficha Técnica
Direção: Toni Venturi
Atores: Leonardo Medeiros/Débora Duboc/Jonas Bloch/Michel Bercovitch
Duração: 107min.
Gênero: Drama

Sinopse [+]
Thiago (Leonardo Medeiros) e Rosa (Débora Duboc) são dois jovens militantes da luta armada, que sonham com uma revolução social no Brasil. Após ser ferido por um tiro, em uma emboscada feita pela polícia, Thiago precisa se esconder na casa de Pedro (Michel Bercovitch), um arquiteto simpatizante da causa. Thiago é o comandante de um "grupo de ação" de uma organização de esquerda, que está no momento debilitada e estuda um retorno à luta política. Rosa é o contato de Thiago com o mundo, sendo agora ainda mais importante por estar ferido. Com o passar do tempo Pedro passa a ficar preocupado com a segurança deles, adotando um comportamento estranho e colocando dúvidas em Thiago se ele não seria um traidor.
Compartilhe:

Voltar