Acesse:

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Alunos de Ciência da Computação apresentam projetos

Trabalhos visam incentivar o estudo de processadores mais baratos e aproximar o estudante das demandas da sociedade
Portal UnG (07/06/2011) – Após um semestre de intenso trabalho, alunos do curso de Ciência da Computação da UnG apresentaram o resultado de um projeto transdisciplinar audacioso desenvolvido pela graduação. Juntando conhecimentos de matemática, física, lógica e algorítmos os discentes desenvolveram processadores para computadores, produtos que podem suprir necessidades individuais de clientes, com custo reduzido.

Erwin Uhlmann, professor idealizador do projeto, explica que não se trata de aparelhos com grande potência, mas que possuem capacidade para atender demandas impostas por consumidores mais modestos, que utilizam computadores para redigir textos ou navegar na Internet. “O grande ganho aqui não é exatamente as propriedades do processador, mas sua funcionalidade e o fato de provir do esforço de alunos, os quais se mostraram bastante interessados durante todas as etapas da atividade”, apontou o docente.

“Confesso que no começo do semestre fiquei assustado e convicto de que não conseguiríamos realizar o projeto”, confessou Anderson Beslei, um dos estudantes envolvidos com a iniciativa. “Mas com o passar das aulas meu grupo compreendeu a proposta e desenvolveu gradativamente o processador”, complementou.

Uhlmann explicou que, além de aplicar a transdisciplinaridade e aliar teoria à prática, o projeto tem como intuito aproximar os estudantes das demandas da sociedade, além de estimular o espírito empreendedor. “A iniciativa continuará em desenvolvimento. Esperamos que gere bons frutos e mostre que, com força de vontade e persistência, é possível alcançar resultados surpreendentes”.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar