Acesse:

terça-feira, 24 de maio de 2011

Ciência da Computação aplica exame pioneiro para alunos

Iniciativa visa avaliar o rendimento dos estudantes e prepará-los para futuras provas, como concursos públicos e Enade
Portal UnG (24/05/2011) – Sentados na sala da Direção do curso de Ciência da Computação, os professores Adilson de Oliveira e Erwin Uhlmann exibiam com orgulho os resultados do EDEC (Exame de Desempenho dos Estudantes de Computação), aplicado nos dias 19 e 20 de maio a mais de 100 alunos do 7.º semestre da graduação. O sentimento, explicaram ao Portal UnG, não deve-se apenas à instantaneidade com que souberam do desempenho dos estudantes, mas, sobretudo, às possibilidades que essa iniciativa abriu. “Trata-se de uma prova pioneira na universidade nesse formato”, disse Adilson, diretor do curso. “Sua metodologia foi discutida por docentes com a participação bastante interessante dos alunos; os mesmos alunos que compareceram em massa para realizar a avaliação”, apontou Uhlmann.

O Exame abre nova perspectiva no sistema de avaliação do curso de Ciência da Computação, isso porque estimula a participação do aluno. Adilson conta que durante alguns meses os docentes, a Direção do curso e os próprios estudantes estruturaram um banco com mais de 90 questões sobre conteúdos específicos da área. No momento da prova, feita nos laboratórios de informática da UnG por meio de um sistema do MEO (Metodologia de Ensino On-line), as questões surgiam na tela dos computadores de maneira randômica. “Essa metodologia permitiu que algumas das 30 questões aplicadas a um aluno fossem diferentes das 30 aplicadas a outro”, detalha Erwin, que lembra ainda que os conceitos avaliativos utilizados são os mesmos preconizados pelo Ministério da Educação.

Os docentes esclarecem que o objetivo do EDEC, quando de sua concepção, era avaliar a compreensão do conhecimento adquirido pelos alunos ao longo do curso, identificar possíveis dificuldades e prepará-los para o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) – os alunos que hoje estão no 7.º semestre participarão desse Exame em novembro. “Os resultados da avaliação apoiarão decisões sobre possíveis mudanças que precisam ser tomadas para aprimorarmos cada vez mais o ensino do curso”, afirma o diretor.

Ao logo do processo de estruturação, contudo, os professores observaram que o Exame pode ter outros fins, como ajudar os estudantes na preparação para concursos públicos e avaliações de programas de mestrado. Alguns docentes também já planejam fazer uso da metodologia para as avaliações bimestrais do curso.

O próximo EDEC será aplicado no próximo semestre para as mesmas turmas.
Compartilhe:

Voltar