Acesse:

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Universidade lança Atlas Geoambiental de Guarulhos

Financiada pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente, publicação irá subsidiar gestão da APA Cabuçu-Tanque Grande
Portal UnG (13/05/2011) – O Mestrado em Análise Geoambiental da Universidade Guarulhos (UnG) lança na próxima quarta-feira, às 19h30, o Atlas Geoambiental da Região Cabuçu-Tanque Grande, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O evento acontece na Unidade Guarulhos-Centro da Instituição.

A publicação, financiada pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente, é fruto do Projeto Cabuçu, pesquisa desenvolvida pelo MAG com o apoio e recursos da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e parceria de outras entidades: Prefeitura de Guarulhos, Instituto Florestal, Proguaru, SAAE, Universidade Estadual de Campinas, Universidade de São Paulo, Instituto de Pesquisas Tecnológicas e ONG Projeto Cabuçu de Desenvolvimento Local.

A produção do Atlas foi coordenada pelo geólogo Antonio Manoel Oliveira, docente da UnG. Seu conteúdo, dividido em 54 páginas, evidencia resultados do diagnóstico geoambiental da região estudada, que compreende o Núcleo Cabuçu (26,7 km²) do Parque Estadual da Cantareira e a área de entorno (32,2 km²). Geomorfologia, relevo, geologia, uso e ocupação do solo e dossiê de microbacias estão entre as informações expostas. “Os resultados alcançados com o Projeto Cabuçu são significativos, tanto para a pesquisa científica como para a definição de políticas públicas na atual gestão municipal de Guarulhos”, aponta Antonio Manoel Oliveira. “Nossa meta com a publicação é estimular o processo de consolidação e gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Cabuçu-Tanque Grande. Isso representará grande contribuição de Guarulhos para a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo”.

Isso porque essa APA tem como papel, entre outros, a promoção do desenvolvimento aliado à conservação de recursos ambientais; a proteção de mananciais do Cabuçu e do Tanque Grande; a redução de transporte de sedimentos para os rios da região; e o estabelecimento de um perímetro detalhando os usos e demais parâmetros urbanísticos, propondo alternativas para as áreas ocupadas por assentamentos habitacionais.

De acordo com Oliveira, após o lançamento, o Atlas será distribuído a escolas públicas e particulares de Guarulhos, além de ONGs e entidades ligadas ao meio ambiente. “A ideia é que esse material seja utilizado em sala de aula para que os jovens conheçam detalhadamente a região que habitam e vejam a importância de um manejo sustentável”.

Na data do evento haverá distribuição gratuita da publicação. A participação é aberta a todos os interessados.

Serviço
Lançamento do Atlas Geoambiental da Região Cabuçu-Tanque Grande
Dia 18/05, às 19h30
Anfiteatro C da Unidade Guarulhos-Centro – Praça Tereza Cristina, 88, Centro, Guarulhos
Compartilhe:

Voltar