terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Evento dá início ao semestre letivo de docentes
Bom desempenho na avaliação institucional foi a tônica dos discursos. Veja as fotos
Portal UnG (02/02/2011) – Cerca de 500 professores de diversas áreas receberam as boas-vindas da Universidade no retorno às atividades letivas. A recepção foi realizada nesta terça-feira (1.º), no Anfiteatro F da Unidade Guarulhos-Centro. O evento contou com a participação do chanceler da Instituição, prof. Antonio Veronezi, pelo reitor recém-empossado, prof. Alexandre Estolano, e pelas vice-reitoras Acadêmica e de Extensão, profas. Luciane Lucio Pereira e Maria Inês Santos – respectivamente.
Em sua fala, Veronezi destacou o bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelos professores e citou a conquista da nota 4 – num universo de 1 a 5 – na avaliação institucional como reflexo do empenho coletivo (ver abaixo). “A avaliação feita em 2010 foi justa e reflete o sério compromisso da Instituição e de vocês com a qualidade educacional”, disse.
O novo reitor expressou sua felicidade em retornar ao comando da UnG e disse que espera contar com o apoio e esforço de todos para que, na próxima avaliação, a Universidade consiga manter-se ou subir mais um grau na escala de excelência. “É com imenso prazer que retorno para a Reitoria da UnG. Estamos vivendo um momento de consolidação e pretendo dar continuidade a isso”.
Avaliação
O investimento contínuo em qualidade realizado pela UnG vem gerando benquistos frutos. O último deles foi a obtenção da nota 4 – num universo de 1 a 5 – na Avaliação de Recredenciamento Institucional do Ministério da Educação (MEC), realizada in loco por uma comissão de especialistas. Durante a visita, feita em novembro de 2010, foram analisadas dez dimensões ligadas às condições de ensino e ao cumprimento das metas estabelecidas no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). “Estamos muito felizes e satisfeitos com o desempenho conquistado pela Instituição”, aponta o reitor da UnG, prof. dr. Alexandre Estolano. “Essa nota reflete o empenho, a dedicação e a cooperação de professores e funcionários, não apenas visando a avaliação, mas, principalmente, a qualidade contínua do ensino da Universidade”, complementou.
O chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi, destaca o fato de a Instituição, com esse desempenho, estar entre as melhores universidades particulares do Estado de São Paulo e ser a melhor IES de Guarulhos. “Nosso conceito é excelente. Reflexo do sério trabalho que desenvolvemos e do histórico da Instituição de contribuir para o desenvolvimento da educação nacional e da sociedade como um todo”. Para ele, a nota fortalece os valores, a missão e a visão da UnG, bem como fechou com chave de ouro um ano que teve a conquista do Top Educacional, a boa avaliação dos stricto sensu e a comemoração dos 40 anos da Universidade.
Durante a visita, a comissão conversou com funcionários, professores e estudantes da UnG, que falaram sobre as políticas educacionais e de pessoal adotadas pela Instituição. “Ao longo de suas quatro décadas, a Universidade construiu uma relação bastante positiva e ética com a sua comunidade acadêmica. Isso criou um espírito de cooperação. E a atitude cooperativa é aquela que enfatiza os pontos de convergência dentro de um grupo ou de um relacionamento para criar solidariedade e parceria”, enfatizou Veronezi.
De acordo com o Ministério da Educação, o objetivo dessa avaliação é identificar o perfil e o significado de atuação das instituições, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores considerando as diferentes dimensões. Ela integra o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) juntamente com as avaliações dos cursos de graduação e avaliação de desempenho de estudantes (Enade).
A nota da UnG pode ser acessada no site do MEC.
As 10 dimensões avaliadas pelo MEC:
Dimensão 1: A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI;
Dimensão 2: A política para o ensino (graduação e pós-graduação), a pesquisa, a extensão e as respectivas normas de operacionalização;
Dimensão 3: A responsabilidade social da instituição, considerando especialmente o que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
Dimensão 4: A comunicação com a sociedade;
Dimensão 5: As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
Dimensão 6: Organização e gestão da instituição,;
Dimensão 7: Infraestrutura física;
Dimensão 8: Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
Dimensão 9: Política de atendimento aos discentes;
Dimensão 10: Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
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