Acesse:

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Alunos de Ciência da Computação desenvolvem projetos tecnológicos

Trabalhos visaram incentivar o empreendedorismo e aproximar o estudante da sociedade. Conheça aqui o “ERP Here” e a Calculadora Binária
Portal UnG (30/11/2010) – Nos dias 24 e 26 de novembro, alunos do curso de Ciência da Computação da UnG apresentaram projetos produzidos e desenvolvidos ao longo do semestre. A iniciativa, idealizada pelo professor Erwin Uhlmann, teve como objetivo estimular os estudantes a desenvolver softwares e processadores mais baratos para suprir necessidades individuais de clientes reais. “Fiquei contente com o empenho dos alunos”, falou Erwin ao Portal UnG. “Eles se mostraram interessados durante todas as etapas da atividade e foram além do que eu esperava.”

Um dos motivadores do projeto foi a proposta de estreitar a relação entre o estudante e a sociedade, de forma a desenvolver produtos que possam ser úteis ao dia a dia da população. “O intuito foi aplicar a transdisciplinaridade para melhor compreensão do curso e da disciplina, além de aliar teoria à prática e incentivar o espírito empreendedor nos alunos.”

ERP Here

Desenvolvido pelos alunos do 6.º semestre de Ciência da Computação, o “ERP Here” é um sistema gerenciador de dados e processos de uma empresa padrão. Trata-se de um software gratuito de gestão empresarial que não precisa ser instalado. Entre os benefícios da ferramenta estão a segurança e praticidade, pois os dados ficam armazenados na internet, o que possibilita o acesso de qualquer lugar, mas somente às pessoas previamente autorizadas.

Segundo o prof. Uhlmann, com o passar das aulas, os alunos adquiriram os conhecimentos necessários para a produção do software e o receio e o medo cederam espaço para a confiança. “A cada aula avançávamos um ponto. Além da união do grupo e das orientações técnicas, contamos também com o apoio e motivação do professor, que sempre nos incentivou a buscar desafios”, conta o aluno Wagner Dias Gomes.

Calculadora Binária

Projeto desenvolvido pelos alunos do 1.º semestre da graduação, a calculadora trabalha as quatro operações básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão) no formato binário. A ferramenta ajuda as pessoas a entender o funcionamento do processador de um computador.

Para o docente, a calculadora binária é uma excelente ferramenta de ensino, sobretudo para despertar a curiosidade dos alunos. “O projeto continuará em desenvolvimento. Esperamos que gere bons frutos e mostre que, com força de vontade e persistência, é possível alcançar resultados surpreendentes”, comentou Uhlmann.

Leandro Omena de Azevedo, que faz parte de um dos grupos que desenvolveram a calculadora, disse que o trabalho o ajudou a superar seus limites. “Percebi que o impossível só existe para quem desiste. Desenvolvemos um curioso projeto tecnológico, do qual o levarei como bagagem e experiência para minha vida inteira.”


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar