Acesse:

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

I Simpósio de Ética discute pesquisa em seres humanos

Organizado pelo Comitê de Ética da UnG, evento reuniu importantes pesquisadores do País. Veja as fotos
Portal UnG (18/11/2010) – Profissionais da saúde de instituições públicas e privadas, estudantes e docentes de diversas instituições de ensino participaram nesta terça-feira (16) do I Simpósio de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Guarulhos.

O evento, realizado na Unidade Guarulhos-Centro, contou com as presenças do presidente do Ibraeb (Instituto Brasileiro de Ética e Bioética), prof. dr. Raul Marino Jr., da bióloga, bioeticista e membro do CEP-Unifesp, profa. dra. Miriam Franco, além de professores dos cursos de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu da UnG e membros do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa.

Na abertura, a diretora do curso de Psicologia e coordenadora do CEP-UnG, profa. dra. Jumara Silvia Van De Veld, destacou o Simpósio como uma forma de amadurecer as ações do Comitê, qualificar os pesquisadores e avaliar as pesquisas de forma ética, dinâmica e sem burocracia. Já o presidente do Ibraeb agradeceu pelo convite e falou da importância de buscar a ética para nortear as ações. “As metas são nossos pontos de chegada, mas os nossos princípios devem ser nossos pontos de partida. Não há como chegar a metas saudáveis sem nos basearmos em princípios corretos”, disse Marino.

Para a profa. dra. Ana Llonch Sabatés, coordenadora do Mestrado em Enfermagem da UnG, o Simpósio foi importante para integrar estudantes e dirigentes. “A iniciativa enfatizou o apreço da Instituição por pesquisa e, sobretudo, ética e proporcionou um grande aprendizado a todos os participantes.”

Na visão das professoras Magda Feres, coordenadora do Mestrado e Doutorado em Odontologia da UnG, e Maria de Belém, diretora do curso de Graduação em Enfermagem, foi uma oportunidade para o aluno ouvir sobre o processo de pesquisa e desenvolver uma visão mais abrangente sobre a Ética e a Bioética.

Debates, apresentações de painéis e uma mesa-redonda fizeram parte da programação do evento.
Compartilhe:

Voltar