Acesse:

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Consulta Pública: Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisa

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) está revendo as normas a respeito de documentação, editadas há muitos anos e que necessitam de atualização. A revisão de duas delas já foi concluída: a da NBR 14724, que trata da apresentação de trabalhos acadêmicos; e a da NBR 15287, que norteia a elaboração de projetos de pesquisa – ambas editadas, originalmente, em 2005. Os novos projetos foram colocados em consulta pública na internet por um prazo de 60 dias. As demais normas sobre o assunto continuam sendo revisadas.

Para conhecer como ficaram as duas normas e apresentar alguma proposta, acesse o site http://www.abntonline.com.br/consultanacional. Dentre as diversas comissões de estudo ali evidenciadas, clique em “CB-14 Informação e Documentação”. Será necessário criar login e senha para participar.

Membro da Comissão de Estudo de Documentação CB-14, que reviu ambas as normas, o professor da UnG, Antônio Jayro da Fonseca Motta, disse que toda colocação feita pelos interessados será analisada em plenário. “Se as propostas apresentadas forem consideradas pertinentes, serão incorporadas aos projetos, passando a valer como normas da ABNT. Caso contrário, as razões serão explicadas via e-mail”, aponta.

As propostas recebidas serão analisadas na reunião de março de 2011 da Comissão. O documento final será promulgado em seguida, cancelando as duas normas de 2005. Até lá, as antigas continuam em vigor.


Histórico

A NBR 14724 esteve em revisão na Comissão de Estudo de Documentação entre março de 2009 e junho de 2010. Colaboraram voluntariamente 41 pessoas, entre elas o prof. Antônio Jayro.

Dentre as principais inovações da NBR 14724, que trata da apresentação dos trabalhos acadêmicos, estão:

· Recomenda-se que os trabalhos sejam impressos na frente e no verso da folha;

· A se empregar impressão frente e verso, as margens e a numeração variarão para que a mancha gráfica fique coincidente na folha: a margem da esquerda da página de frente sempre será com 3 cm e a sua numeração será à direita, mas a do verso, à esquerda;

· Todo o trabalho, inclusive a capa, deve empregar um só tipo de letra, de tamanho 12;

· Todo trabalho tem uma parte externa (capa), além de uma interna (pré-textual, textual e pós-textual);

· Na seção de Referências, o espaço entre uma e outra é simples (1,0), igual ao espaço das entrelinhas do texto dessa seção;

· O título das ilustrações sempre fica na parte superior delas.
Compartilhe:

Voltar