Acesse:

quarta-feira, 9 de agosto de 2006

Nova turma da Uati-UnG inicia as aulas

Mais de 50 alunos terão aulas de Informática, Inglês e História das Religiões. Ainda é possível se inscrever.
Para muitos, ter qualidade de vida na terceira idade é gozar de plena saúde e ter tempo para curtir o que resta da vida. Para os senhores alunos que fazem parte da terceira turma da Universidade Aberta da Terceira Idade da UnG e iniciaram as aulas nesta terça-feira, estudar também faz parte dessa alegoria. “Terminei o colegial (ensino médio) em 1998 cursando supletivo. De lá pra cá, senti muita falta do ambiente escolar. Aqui, fazemos amizade, batemos papo e nos distraímos, o que é importantíssimo para um envelhecimento saudável”, disse a aposentada Mafalda de Moura, de 61 anos.
Os mais de 50 alunos com média de 60 anos participaram de uma aula inaugural com tour pelo campus, apresentação dos principais serviços oferecidos pela Universidade, como carteirinha da biblioteca e de passe escolar, e com as boas-vindas dadas pelo reitor, prof. Valmor Bolan, pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, prof. Nelson Figueiredo Filho, pela professora Dumara Coutinho, responsável pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnG, professora Márcia Motta e professora Lislei Rosa Uhlmann. Bolan, que falou sobre a história da UnG, citando os avanços na área da pesquisa, especialmente no mestrado, disse “que é uma honra para a Instituição abrir as portas para estudantes tão ilustres, e espera que a UnG se torne parte integrante da vida deles”.
O professor Nelson Figueiredo lembrou a todos da turma que, embora sejam da Uati-UnG, não deixam de ser alunos da Universidade, por isso devem cumprir as obrigações escolares, especialmente com presença em sala de aula.
Neste primeiro bimestre da Uati-UnG, os alunos terão aula de assuntos relacionados à cultura. Às terças-feiras, das 13h30 às 16h30, a disciplina será Informática; e, às quintas-feiras, no mesmo horário, as disciplinas são de História das Religiões e Inglês. Para o final do mês de agosto, já está previsto um passeio para o Planetário do Carmo e para o Aquário, ambos localizados na Zona Leste de São Paulo. Ao final do bimestre, o módulo é trocado, e novas disciplinas são oferecidas. O programa, que tem duração de quatro anos, já criou boas perspectivas nos estudantes. “Pela quantidade de coisas bacanas que nos mostraram, acho que o curso será bem animado e enriquecedor”, disse a aposentada de 72 anos, Lúcia Gonçalves, mãe de 6 filhos e avó de 12 netos. “Não quero ficar uma velha esclerosada. Aqui, além das amizades, terei a oportunidade de exercitar minha mente”, completou.
Como primeiro dia de aula também é dia de trote para os calouros, os senhores e senhoras da nova turma da Uati-UnG não escaparam. Seguindo a política de trote solidário já adotada pela primeira turma, eles terão de fazer doações de fraldas para a Maternidade Jesus, José e Maria, enquanto os alunos da segunda turma terão de doar alimentos.
Os veteranos da Uati-UnG também voltaram às aulas nesta terça-feira.

Ainda há vagas – Para quem já completou 50 anos e tem interesse em participar desse grupo, ainda há vagas. Basta comparecer ao setor de Atendimento Comunitário da UnG – saguão do Prédio D no campus Guarulhos-Centro – munido de uma fotocópia simples da Cédula de Identidade e do CPF (trazer os originais), comprovante de residência e 2 (duas) fotos 3 x 4 e fazer a inscrição. O valor da mensalidade é de 55 reais.
Compartilhe:

Voltar