Acesse:

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Veja o que falaram sobre os 40 anos da UnG

Autoridades, docentes e funcionários comentam a trajetória da Universidade. Leia aqui a cobertura completa do evento

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



· Clique aqui e veja a linha do tempo da UnG.

Portal UnG (13/08/2010) – A Universidade Guarulhos (UnG) completou nesta quinta-feira, 12 de agosto, 40 anos de sua fundação. Para comemorar a data, foi realizada uma grande cerimônia no espaço Internacional de Eventos, na Unidade Guarulhos-Dutra, que contou com a presença de quase mil pessoas, entre senador, prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores, educadores e representantes de entidades ligadas ao ensino.

O cerimonial foi comandado pela socialite guarulhense Sonia Lago e pelo apresentador Otávio Mesquita (Band), que teve passagem como estudante pelo Colégio Claretiano de Guarulhos, instituição que deu origem à Universidade Guarulhos. “Para mim, é muito emocionante rever pessoas e imagens que remetem à minha infância. Fico muito feliz por participar dessa festa”, disse Otávio.

Durante a abertura, os hinos Nacional e de Guarulhos foram tocados pela Banda da Base Aérea de São Paulo; em seguida, um vídeo mostrou a trajetória da Instituição, desde a sua fundação, em 12 de agosto de 1970, até sua transformação em Universidade, em 1986, e expansão; na sequência foi exibida a gravação da entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-ministro da Educação Jarbas Passarinho, feita há duas semanas, em Brasília, pelo professor Antonio Veronezi, chanceler da UnG – o título foi outorgado em 1995.

A reitora da Universidade, profa. Dumara Coutinho Sameshima, graduada em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Farias Brito, aproveitou a ocasião para também entregar o título de Doutor Honoris Causa ao chanceler da Universidade. “Receba essa homenagem da comunidade acadêmica, do município e de uma ex-aluna que foi acolhida”, disse a reitora.“Não tinha ideia de que isso iria acontecer. Agradeço o apoio de todos nessa trajetória de quatro décadas. Podem ter a certeza de que esse título irá ficar no lugar mais alto que o meu coração puder colocá-lo”, afirmou Veronezi.

Diversas autoridades compuseram a mesa solene, entre eles o senador Faustino Ferreira Neto (PSDB-RN), que mencionou sua alegria por integrar a comemoração. “Eu praticamente vi essa Universidade nascer, já que era conselheiro do Conselho Federal de Educação na época. Tive a oportunidade de acompanhar cada momento dessa longa história, marcada por sinceridade de propósitos e postura ética”. Representando o governador Alberto Goldman (PSDB), o chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo, Luis Antonio Guimarães Marrey, falou sobre a importância da Universidade. “A educação é a base para o desenvolvimento de qualquer sociedade, e o ensino superior contribui diretamente para a capacitação e valorização das pessoas para o mercado de trabalho”. O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), parabenizou a todos que acreditaram no audacioso projeto de criar uma universidade na cidade. “Essas pessoas apostaram no potencial de Guarulhos”.

Também homenagearam a UnG com suas presenças, a deputada federal Janete Pietá (PT)– que é ex-aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade –, o deputado estadual Fernando Capez (PSDB), o secretário municipal de Controle Urbano de São Paulo, Orlando Almeida (ex-aluno do curso de Direito), o secretário de Educação de Guarulhos, Moacir de Souza, o vice-prefeito de Suzano, Walter Bio, o comandante da Base Aérea de São Paulo, coronel Celso de Araújo, o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, o presidente do Fórum das Entidades de Ensino Superior e da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), prof. Gabriel Mário Rodrigues, o vice-presidente da ABMES, prof. Antonio Carbonari Neto, o presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), prof. Abib Cury, o presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), prof. Hermes Ferreira Figueiredo, o vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen) e presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), prof. Paulo Cardim, o presidente da OAB de Guarulhos, dr. Fábio de Souza, ex-reitores da UnG, o ex-presidente da União Nacional de Estudantes (UNE), Gustavo Petta, o inspetor chefe da Polícia Rodoviária Federal, Márcio Pontes, o vereador Geraldo Celestino (PSDB), representando a Câmara Municipal de Guarulhos, o ex-presidente do Conselho Federal de Educação e patrono da Biblioteca da UnG, prof. Fernando Gay da Fonseca, a vereadora guarulhense Luiza Cordeiro (PCdoB), professores e funcionários da UnG, entre outros.

Emocionado em seu discurso, Veronezi agradeceu o apoio de todos os amigos, de sua família e dos profissionais da Instituição. “Essas quatro décadas de história não foi escrita apenas por mim e pelos outros cinco educadores que, em 1969, abraçaram o projeto. Elas tiveram importante colaboração de vocês, meus amigos, minha família”, afirmou Veronezi. Sobre o futuro da Universidade, entre outros planos, ele disse que pretende investir mais na responsabilidade social, visando aumentar o número de atendimentos sociais, hoje em 200 mil anuais. “Quero trabalhar no sentido de disponibilizar ainda mais a estrutura da Universidade à comunidade”.

Diversas autoridades enviaram cumprimentos à UnG parabenizando-a pelos seus 40 anos. Entre as quais o ministro da Educação, Fernando Haddad, os senadores Jorge Bornhausen (DEM), Renan Calheiros (PMDB) e Marisa Serrano (PSDB), o governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Paulo Renato Souza, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o presidente da OAB-SP, dr. Luiz Flávio D’urso, e o candidato ao governo do Estado, Geraldo Alckmin. 

Ao final da cerimônia, o chanceler entregou placas em homenagem às autoridades e aos quinze novos professores eméritos da Universidade e fez menção ao prof. Mário Sergio Galvão Bueno, falecido no dia 11 de agosto, que também receberia o título.


Premiação e Imprensa

Durante o evento, a UnG entregou os prêmios aos vencedores dos concursos culturais realizados pela Comissão UnG 40 anos. As alunas Sara Gonçalves (formanda em Educação Artística e graduanda em gestão Financeira) e Débora Nosé (Nutrição) receberam dois notebooks pela criação do brasão institucional, escolhido entre 22 trabalhos; e ao aluno Edenildo Rosa dos Santos (Comunicação Social) foi entregue um diploma que representa uma bolsa de estudos em pós-graduação lato sensu. Santos criou a frase "UnG – 40 anos" – Trabalhando o presente com o foco no futuro”, escolhida entre mais de 120 frases inscritas para Concurso Cultural "UnG 40 anos".

Também estiveram presentes no evento diversos veículos de comunicação. Entre os quais: TV Band, Rádio Bandeirantes, Diário de Guarulhos, Folha Metropolitana, Guarulhos Hoje, GuarulhosWeb, Gazeta da Zona Leste, Itaquá Diário, Rádio Boa Nova, Revista É, Revista comClasse, Revista Weekend, Revista RG, TV Cantareira, TV Destaque, Jornal Opção, Gazeta da Zona Norte, Jornal Independente, Revista Segredo do Sucesso, Revista Novitá, Jornal Positivo, Jornal São Paulo Zona Sul.

História [+]
A Instituição, uma das maiores e mais respeitadas do país, é fruto de uma aposta audaciosa de seis educadores, que em 1969 arrendaram o Colégio Claretiano de Guarulhos, escola confessional que entrara em crise no final da década de 60.
 
Após estabilizar o colégio, o grupo deu entrada no Conselho Federal de Educação a um pedido de autorização para o funcionamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Farias Brito. Em 12 de agosto de 1970, o Ministério da Educação assina o Decreto autorizando a abertura da Instituição com a oferta de cinco cursos: Pedagogia, Letras, Matemática, Estudos Sociais e Ciências Físicas e Biológicas. Em 30 de agosto do mesmo ano, a Faculdade promove o primeiro vestibular da sua história.
 
Com turmas nos períodos da manhã e da noite, as atividades acadêmicas dos primeiros semestres das graduações iniciaram no dia 21 de setembro de 1970, com a freqüência de 911 alunos. As aulas eram ministradas no mesmo prédio onde funcionava o Colégio Claretiano – já chamado, também, de Farias Brito. As estruturas eram simples: salas de aula, biblioteca e um pequeno laboratório de Física e Química. O ensino, contudo, contemporâneo. Com clareza de interesses e objetivos, os educadores que compunham a administração da Faculdade selecionaram professores com ótima formação e referência para compor o corpo docente da Instituição.
 
Foram os momentos iniciais de um processo irreversível, reveladores da vocação da Faculdade, sobretudo a maior delas: a de formar profissionais capacitados, preparados ética e tecnicamente para um mercado de trabalho exigente e disputado.

A Farias Brito caminhou a passos largos. Em pouco tempo construiu um complexo educacional em Guarulhos, aumentou a oferta de cursos e incluiu a pesquisa como base de sua educação. Em 1982, a Faculdade é transformada em Centros Integrados de Ensino Superior Farias Brito e, em 1986, é reconhecida como Universidade Guarulhos.
 
Após 40 anos e muito trabalho e esforço, surgiram novas circunstâncias e horizontes. Foi preciso adaptar-se à modernidade dos processos e métodos. No contexto da globalização, adotou uma visão mais crítica e experimentada, mas nunca deixou de lado a orientação de seus fundadores, especialmente no que se refere à qualidade de sua educação.
 
Para atender e formar seus 20 mil alunos, a UnG conta hoje com mais de mil docentes e funcionários, cinco campi, 108 laboratórios, seis clínicas de atendimento à comunidade (Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição e Fisioterapia), Hospital Veterinário, Laboratório de Análises Clínicas, Escritório de Assistência Jurídica, Escritório Modelo de Arquitetura, mais de 50 cursos entre graduação convencional e tecnológica, dezenas de opções de cursos de especialização e MBA, três programas de mestrado e um doutorado recomendados pela Capes/MEC.

Comprometida, desde o momento de sua fundação, com a população da região que a acolhe, a Universidade Guarulhos, valendo-se de seus recursos humanos e materiais e das competências que adquiriu ao longo de sua história, desenvolve uma ampla política de responsabilidade socioambiental. Com suas clínicas e suas unidades de serviço especializadas, atende às camadas mais desvalidas da população local e regional, oferecendo serviços de apoio à saúde, de lazer e de assistência na área jurídica. Com seus laboratórios e seus especialistas, serve à comunidade ao desenvolver por si e em parcerias com os poderes públicos e empresas, uma ampla gama de projetos voltados à recuperação e à preservação do meio ambiente.


· Funcionários também festejaram os 40 anos da UnG – clique aqui e veja


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar