Acesse:

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Representantes do PMDB, PT e DEM iniciam encontros do Ideário Político

Militantes debateram concepções e diretrizes dos partidos. Veja aqui as datas dos próximos encontros
Portal UnG (10/05/2010) – No último sábado (08), alunos do curso de Direito da UnG, representantes da sociedade civil organizada e professores de diversas áreas da Universidade acompanharam a abertura da 1.ª edição do Ideário Político Partidário Nacional, iniciativa coordenada pelo curso de Direito e pela Vice-Reitoria de Extensão, Cultura e Apoio Comunitário da UnG.

Visando estimular o debate democrático entre as diversas legendas partidárias do País, o Ideário abriu sua programação com a presença de representantes de três dos cinco partidos convidados para o primeiro encontro: o ex-prefeito de Guarulhos e vice-presidente da Fundação Perseu Abramo, Elói Pietá (PT), o vereador Índio de Cumbica (DEM) e o secretário Nacional da Juventude do PMDB, Devanir Cavalcante. O PTB e o PDT não enviaram militantes.

Os representantes das legendas tiveram 20 minutos cada um para expor diretrizes, projetos e concepções dos partidos. Após esse tempo, e mediados por professores da UnG, responderam a indagações da plateia e dos próprios mediadores. Projeto Ficha Limpa, Guarda Municipal, prostituição infantil, cota no ensino superior e Copa do Mundo de 2014 foram alguns dos temas debatidos.  “A proposta do evento não podia ter surgido em melhor momento”, disse o diretor do curso de Direito da UnG, o desembargador Paulo Dias de Moura Ribeiro. “Estamos no ano de um pleito eleitoral e desenvolver ferramentas para a preservação do estado democrático é importantíssimo”, complementou. 

Para o chanceler da Universidade, prof. Antonio Veronezi, a Instituição é o espaço ideal para esse tipo de iniciativa. “A Universidade abriga a massa pensante, crítica e de formadores de opinião. É diante dessa massa que os políticos devem debater, expor suas concepções e projetos para a sociedade. A UnG estará sempre de portas abertas para esse tipo de ação”, enfatizou.

José Jaime, aluno do 6.º semestre de Direito, fez balanço positivo do primeiro encontro do Ideário Político Partidário Nacional, embora espere por debates mais acalorados para os próximos eventos. “A população não se identifica com os partidos políticos. Eventos desse cunho são fundamentais para difundir o interesse das pessoas e possibilitar a interação com as legendas”.

O prof. Carlos Vicchiatti, vice-reitor Acadêmico da Universidade, elogiou a organização do Ideário e disse que a grande adesão dos partidos possibilitará amplo debate e a promoção da democracia consciente.


Próximos encontros [+]

15 de maio de 2010
Partidos convidados: PCdoB, PSB, PSDB, PTC e PSC

22 de maio de 2010

Partidos convidados: PMN, PRP, PPS, PV e PTdoB

29 de maio de 2010
Partidos convidados: PP, PSTU, PRT, PCB, PRTB, PHS e PSDC

05 de junho de 2010
Partidos convidados: PCO, PTN, PSL, PRB, PSOL e PR

Serviço:
Evento: 1.º Ideário Político Partidário Nacional
Local: Anfiteatro C da Unidade Guarulhos-Centro da UnG (Praça Tereza Cristina, 01, Centro, Guarulhos)
Entrada gratuita


Veja o balanço do evento por parte dos militantes do PMDB, PT e DEM:


“A iniciativa da UnG é muito bacana, uma vez que aborda os problemas da sociedade dentro da universidade, possibilitando um debate aberto e democrático. Isso é muito positivo. É nesse caminho que eu construímos o país”.

Devanir Cavalcanti – secretário Nacional da Juventude do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)




“Acho importante que a universidade, além de formar especificamente para aquilo que determinado curso se destina, possa promover debates gerais. No fundo, o debate político congrega discussões em torno de diversas demandas sociais, seja na esfera econômica ou social. Em suma, o Ideário irá integrar a formação completa do estudante”.

Elói Pietá – ex-prefeito de Guarulhos, vice-presidente da Fundação Perseu Abramo e militante do Partido dos Trabalhadores (PT)

“Para mim foi uma experiência nova, muito boa por sinal. Estar diante de alunos e responder às suas indagações foi muito positivo. Espero que eles tenham achado o mesmo. Os partidos precisam aproveitar esta oportunidade”.

Índio de Cumbica – vereador de Guarulhos pelo Democratas
Compartilhe:

Voltar