Acesse:

segunda-feira, 31 de julho de 2006

Hospital Veterinário realiza campanha de castração de animais

Durante os dias 29 e 30 de julho, o Hospital Veterinário da UnG trabalhou em ritmo acelerado das 9 às 20 horas.
Durante os dias 29 e 30 de julho, o Hospital Veterinário da UnG trabalhou em ritmo acelerado das 9 às 20 horas. Com a participação do corpo de docentes e veterinários residentes, além dos alunos do curso de medicina veterinária UnG, e com apoio técnico da empresa J.G. Moriya que montou um centro cirúrgico completo com cinco mesas cirúrgicas com monitoração anestésica de alto padrão, cerca de 50 cirurgias de castração gratuitas foram realizadas em cães e gatos de Guarulhos e região, com altíssimo padrão médico veterinário, em um evento voltado a ação social.

Segundo o médico veterinário Luis Artur Giuffrida, diretor do Curso de Medicina Veterinária e do Hospital, a castração é uma operação relativamente segura, quando feita por médico veterinário capacitado e com suporte tecnológico adequado. “Os animais geralmente se recuperam em cerca de uma semana, com desconforto mínimo. Além do controle populacional, que é uma questão de saúde pública, a castração de fêmeas, por exemplo, deixa a cadela livre de possíveis doenças, tais como: câncer de mama, câncer de ovário e útero; já o macho fica livre do câncer de próstata. Além disso, castrar a fêmea significa que ela não terá cio, que seus donos não terão aborrecimentos com cães machos invasores e, principalmente, ninhadas indesejáveis. Quando um filhote nasce, o grande problema é arranjar um dono responsável para ele. Caso contrário, o resultado é o abandono, um destino muito cruel”, revela Giuffrida.

Dados da Sociedade Mundial de Proteção Animal revelam que, uma única cadela, com uma vida reprodutiva de seis anos, pode gerar 100 (cem) descendentes, enquanto uma gata em apenas 2 anos, pode deixar 200 descendentes. Cerca de 400 milhões de cães e gatos em todo o mundo vivem na rua. Nos centros de controle de zoonoses do Brasil, mais de 100 mil animais esperam pelos donos ou pela morte por eutanásia, já que em países em desenvolvimento os escassos recursos financeiros são insuficientes para coordenar ações efetivas, como esta da UnG, de controle populacional de animais domésticos e a única saída às instâncias governamentais, visando princípios de saúde pública, é a eutanásia. São números realmente assustadores, desconhecidos da maioria das pessoas.

A forma mais eficaz de reduzir esse contínuo avanço, de acordo com os especialistas, é a castração, aliada à educação de posse consciente. Estima-se que, a cada fêmea castrada, cerca de 2 mil animais (contando com todas as gerações produzidas em sua árvore genealógica) sejam evitados.

Todos os animais que participaram da campanha da UnG foram castrados no Hospital Veterinário, e quinze dias antes da castração foram avaliados segundo suas condições físicas.

A campanha de castração realizada pela UnG terá uma nova etapa no mês de setembro. Para participar, os donos dos animais devem fazer um pré-cadastro no Hospital Veterinário da UnG, localizado na Av. Anton Philips, 01, Vila Hermínia – Campus Guarulhos-Dutra.

Informações: (11) 6424-1616 – ramal 101.
Compartilhe:

Voltar