Acesse:

domingo, 18 de abril de 2010

Universidade conquista recursos do FAP-Livros

Programa da Fapesp viabilizará a compra de bibliografias nas áreas de Odontologia, Geociências e Medicina Veterinária
Portal UnG (19/04/2010) – A Universidade Guarulhos (UnG) é umas das IES do Estado a ser contemplada pelo FAP-Livros. O anuncio foi feito em março pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), responsável pela iniciativa. É a segunda vez que a Instituição figura entre as aprovadas no Programa.

O Programa destinará à UnG um fomento de R$ 11.968 para a compra de livros nacionais e US$ 19.806 para livros importados. O acervo beneficiará as áreas de Odontologia, Geociências e Medicina Veterinária. De acordo com Marta Pião, coordenadora da Biblioteca Fernando Gay da Fonseca, os títulos indicados são indispensáveis para a continuidade das atividades de pesquisa da Instituição com a qualidade que lhes é conferida. “Essa conquista deve-se, em suma, ao reconhecimento do nível de ensino e pesquisas da Universidade, bem como ao excelente projeto inscrito”.

O FAP-Livros é parte da rubrica “Apoio à Infraestrutura de Pesquisa” do orçamento da Fapesp. Seu objetivo é viabilizar a aquisição de livros necessários para projetos de pesquisa em bibliotecas de acesso público, de instituições que tiveram pesquisadores liderando auxílios e bolsas da Fundação nos últimos anos.

As propostas foram analisadas considerando-se os benefícios ao desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de São Paulo, a capacitação das instituições proponentes e a aderência às condições da Chamada de Propostas. Na análise e seleção foi avaliada principalmente a intensidade das atividades de pesquisa, desenvolvidas na instituição solicitante, com apoio da Fapesp.

A bibliotecária da UnG afirma que, em 2006, quando a Instituição foi pela primeira vez contemplada com verbas do FAP-Livros, o acervo da Universidade foi incrementado com obras de grande relevância. “A qualidade das bibliografias selecionadas pelos pesquisadores nos dois projetos é indiscutível”, considera.

Para ela, a biblioteca está cada vez mais se transformando num espaço diferente, de vivência. “Mas sem o envolvimento de professores, pesquisadores e equipe técnica, o apoio contínuo da Reitoria, Mantenedora e Vice-Reitorias, e o aporte de recursos, internos e externos, não estaríamos no patamar a que chegamos, cumprindo nossa missão de promover o acesso, a disseminação e a utilização das informações, contribuindo para o ensino, a pesquisa e a extensão da Instituição”.
Compartilhe:

Voltar