Acesse:

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Fatos e Fotos: Recepção de Docentes

Professores iniciam planejamento 2010 com palestra e ações de integração e capacitação
Portal UnG (03/02/2010) – Os professores que compõem o corpo docente da UnG iniciaram na segunda-feira (1.º) as atividades de planejamento do período letivo de 2010. Assim como no VI Simpósio de Gestores Acadêmicos, promovido na última semana, a tônica das ações de recepção aos docentes foi a importância do trabalho integrado.

Palestrante da noite, a reitora da Universidade, profa. Dumara Sameshima, expôs parte de sua experiência como docente e gestora. Falou sobre planejamento e seus níveis e explicou o peso do PPI, PDI e PPC. “Planejar e esquematizar o conteúdo didático e as formas como serão aplicados em sala de aula são etapas fundamentais para a garantia da qualidade do processo ensino-aprendizagem”, disse. Para ela, o professor é o gestor de sua disciplina.

Ainda na segunda-feira, os professores deram os primeiros passos para o planejamento do primeiro semestre letivo deste ano. Até amanhã estarão em andamento oficinas de capacitação dos educadores.

Segundo o prof. Carlos Vicchiatti, vice-reitor Acadêmico da UnG, as ações propostas para a semana de recepção dos docentes têm como intuito minimizar as barreiras e estimular a integração institucional.


PPI: O Projeto Pedagógico Institucional deverá estabelecer a missão, a vocação, os objetivos, os princípios e as diretrizes de uma instituição educacional de ensino superior. Deve ser um instrumento substantivo que delineie os caminhos da instituição, ter caráter permanente. Constitui-se no elemento-chave da gestão acadêmica, mantendo coerência e articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs).

PDI: O Plano de Desenvolvimento Institucional, de duração plurianual, define diretrizes específicas, metas e projetos a serem desenvolvidos em determinado período de tempo, em geral de 5 a 10 anos, em perfeita consonância com a missão institucional estabelecida. Portanto, é um instrumento de planejamento para dar consequência às diretrizes do Projeto Pedagógico Institucional –PPI.

PPCs: Os Projetos Pedagógicos de Cursos são elaborados de forma articulada ao PPI, observando os princípios da contemporaneidade, da inovação, da flexibilidade, entre outros, assegurando a coerência entre os princípios e diretrizes do PPI e as especificidades de cada área de conhecimento. Um bom projeto deve ser processual, atender às diretrizes curriculares e ter aderência à identidade institucional e à diversidade regional.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar