Acesse:

domingo, 6 de dezembro de 2009

Seminário “Brasil nos Trilhos” teve presença do Ministro da Fazenda e palestra com docente da UnG

Evento discutiu a implantação de trens expressos. O chanceler da Universidade, prof. Antonio Veronezi, participou da abertura das atividades
Portal UnG (07/12/2009) – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, enfatizou nesta segunda-feira (7) a importância do investimento em malha ferroviária para a continuidade do processo de desenvolvimento do Brasil. Não apenas do ponto de vista de infraestrutura, mas – e sobretudo –, da economia.

As afirmações do ministro aconteceram durante abertura do seminário “Brasil nos Trilhos”, que discutiu os projetos de construção do Trem de Alta Velocidade (TAV) para ligar São Paulo ao Rio de Janeiro; do Expresso Aeroporto, entre o Centro e o Aeroporto Internacional de São Paulo; e do Trem de Guarulhos. “A construção dos trens expressos será um desafio econômico e de engenharia, e o projeto estará à altura do País que aspira entrar na modernidade”, disse.

Segundo ele, a construção das ferrovias fará a economia girar em todas as suas esferas, pois além de movimentar o mercado de insumos e indústrias de bens de capital, promoverá aquecimento do comércio por onde os trens passarem. “É um efeito multiplicador”, considerou. “Temos Copa do Mundo, em 2014, e a Olimpíada, em 2016, e precisamos estar prontos. O TAV se insere nesse conjunto de projetos de grande envergadura que vamos fazer. É um Brasil com potencial enorme. Não significa só que o Brasil foi colocado nos trilhos, mas está crescendo em alta velocidade”, complementou. A estimativa é que sejam investidos U$ 20 bilhões no Trem de Alta Velocidade.

Além do ministro, participaram da abertura do evento o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, o superintendente do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Henrique Amarante da Costa Pinto, o superintendente-executivo da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Hélio Mauro França, o chanceler da Universidade Guarulhos (UnG), prof. Antonio Veronezi, e outras autoridades locais, entre vereadores, deputados e secretários.

Almeida comemorou o evento e afirmou ter sido ótimo presente para Guarulhos, que no dia 8 de dezembro comemora 449 anos. “Trata-se de uma obra de suma importância para o desenvolvimento da cidade, do estado e do País”, pontuou.

Quatro mesas de debates com importantes especialistas do Brasil e do mundo deram prosseguimento ao seminário. Em uma delas, o professor e diretor-adjunto do curso de Ciência da Computação da UnG, Günter Uhlmann, participou das discussões sobre Guarulhos no epicentro do novo ciclo de desenvolvimento. Também participaram desta apresentação o prefeito da cidade, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Carlos de Almeida, e o presidente da Agência de Desenvolvimento de Guarulhos, Daniele Pestelli.

O seminário “Brasil nos Trilhos” foi organizado pela revista Brasileiros e pela Ex-Libris Comunicação Integrada, com o apoio institucional da Prefeitura de Guarulhos. Entre os patrocinadores estavam a UnG, o Internacional Shopping e o Auto Shopping Guarulhos.


A economia

Guido Mantega aproveitou sua passagem por Guarulhos para traçar o panorama do cenário econômico nacional. Em tom de brincadeira, o ministro aproveitou o tema do seminário para afirmar que tem posto o pé no acelerador da economia. Citou que o Brasil vem reconquistando o dinamismo que tinha antes da crise global e exemplificou com números do Produto Interno Bruto (PIB). "Para 2010, está previsto um crescimento de pelo menos 5%. Isso é a previsão mais modesta, do ministro da Fazenda. Outras previsões já falam em crescimento de até 6,5%", afirmou.

O ministro também falou sobre o mercado automobilístico, um dos únicos do mundo – ao lado de China e Alemanha – a conquistar números positivos, fruto, considera, “da política [de redução do IPI] adotada pelo governo federal”. A geração de empregos também esteve em pauta: mais de 250 milhões por mês, segundo Mantega. “Deixamos para trás crescimentos vergonhosos de 2%.. Antes da queda do Lehman Brothers estávamos crescendo a 6,5% e agora estamos recuperando esse dinamismo”.

Foto de capa: Wendy Watanabe – Folha Metropolitana

Fotos de conteúdo: Diego Calvo - Diário de Guarulhos

Compartilhe:

Voltar