Acesse:

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Comunicado: Clínica de Enfermagem preenche vagas para exame de papanicolaou

Portal UnG (14/10/2009) – A Clínica de Enfermagem da UnG, localizada na Unidade Guarulhos-Centro, informou nesta semana que todas as vagas para o exame de papanicolaou já foram preenchidas. A grande procura, ocorrida, principalmente, pela gratuidade e ampla divulgação na mídia de todo o Estado, possibilitará que mais mulheres se previnam contra o câncer de colo do útero, responsável por inúmeras vítimas anualmente, além de infecções e o desenvolvimento de doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com a profa. Sandra Regina Antiório, coordenadora da Clínica, a partir de fevereiro serão abertas as inscrições para atendimento em 2010. As mulheres interessadas poderão ligar no (11) 2464-1188, a partir de 02 de fevereiro, e informar nome e contato.

Prevenção
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o câncer do colo do útero é o mais comum entre as mulheres brasileiras: corresponde a 25% dos casos. Contudo, dentre todos os tipos, esse é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, desde que diagnosticado precocemente. Seu pico de incidência situava-se entre os 40 e 60 anos de idade, porém, hoje, observa-se uma incidência em mulheres jovens com vida sexual ativa.

Baixas condições socioeconômicas, atividade sexual antes dos 18 anos de idade, pluralidade de parceiros sexuais, vício de fumar, parcos hábitos de higiene e o uso prolongado de contraceptivos orais estão entre os principais fatores de risco do câncer do colo do útero. A principal forma de detectar a doença é por meio do papanicolaou. “Quase toda mulher já ouviu falar nesse exame, mas nem todas seguem a recomendação médica. O papanicolaou deve ser feito anualmente, desde o início da vida sexual – não existe uma idade definida para esse exame”, aponta Sandra. “Embora em nosso entendimento o início deva ser esse, é necessário que se cumpra uma periodicidade independentemente de qualquer fator. Uma mulher por volta dos 40 anos, por exemplo, que não tem atividade sexual, precisa também realizar o papanicolaou”, complementa.
Compartilhe:

Voltar