Acesse:

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Pacientes com câncer têm atendimento gratuito em iniciativa da UnG

Programa visa oferecer bem-estar físico e psicológico às pessoas portadoras da doença ou em fase de recuperação
Portal UnG (11/08/2009) – Proporcionar bem-estar físico e psicológico a pacientes com câncer. Essa é a meta do Grupo de Atendimento Multidisciplinar ao Paciente Oncológico, iniciativa da Universidade Guarulhos (UnG) que está com as inscrições abertas para novos interessados.

Oferecido através do Paddac (Programa de Ação Docente-Discente Assistencial Comunitário), a ação é gratuita e integra atendimentos nas áreas de nutrição, psicologia, fisioterapia e enfermagem. “Fatores psicológicos e emocionais estão presentes na etiologia de processos oncológicos, bem como na sua manutenção e cura”, salienta o coordenador do Paddac, prof. José Cândido Cheque. “O Grupo, composto por estudantes e professores, busca agir com foco nesse contexto”, complementa.

Na área da psicologia, por exemplo, os voluntários procuram identificar fatores psicossócioemocionais e de personalidade no aparecimento de tumores malignos; na nutrição, promovem educação nutricional dos pacientes com câncer, antes, durante e após os tratamentos convencionais (cirurgia, quimioterapia e radioterapia); na fisioterapia, atendem às necessidades motoras individuais do paciente oncológico; e na enfermagem, buscam elevar o estado de saúde da população em foco, por meio do desenvolvimento de orientações sobre as medidas preventivas nas intercorrências de saúde.

As inscrições para o programa podem ser feitas por meio do telefone (11) 2464-1737, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h; ou pelo e-mail paddac@ung.br, enviando nome completo e telefone de contato.

Os encontros acontecem a partir de setembro, sempre às quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, na Unidade Guarulhos-Centro da UnG, localizada na Praça Tereza Cristina, 01, Centro, Guarulhos.
Compartilhe:

Voltar