Acesse:

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

3.ª Campanha de Prevenção da Doença Renal Crônica acontece na Universidade

Oficinas e palestras fazem parte da programação do evento. Alunos da UnG podem participar gratuitamente
Portal UnG (06/08/2009) – No dia 21 de agosto, a Home Dialysis Center e o Centro Integrado de Nefrologia promoverão na Unidade Guarulhos-Centro da UnG a 3.ª edição da Campanha de Prevenção da Doença Renal Crônica. Na programação do evento estão oficinas e palestras com profissionais de diversas especialidades, alguns da própria UnG.

As inscrições para participar das atividades deverão ser feitas até o próximo dia 16, através do site http://www.hdcdialise.com.br. Embora haja custo para assistir às oficinas, estudantes da UnG são isentos. As palestras têm entrada franca para todos os públicos.

No dia 22 de agosto, as entidades atenderão gratuitamente a população no Bosque Maia (Av. Papa João XXIII, 485, Macedo, Guarulhos).

· Clique aqui, veja a programação e inscreva-se

A doença
Uma doença silenciosa, irreversível, progressiva e que em seu estágio inicial não possui sintomas aparentes, como dor ou outra manifestação do organismo. Assim age a doença renal crônica, que tem índice de mortalidade semelhante ao de cânceres de próstata e de colo de útero.

No mundo, estima-se que haja 500 milhões de pessoas afetadas – em países como EUA, Austrália, Japão, o índice pode chegar a 11% da população.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Nefrologia estima que mais de 2 milhões de brasileiros sofram de doença renal crônica, embora a maioria nem sequer sabe da doença.

A progressão da falência dos rins é quase imperceptível, sem qualquer tipo de dor ou de outro sintoma de fácil identificação. Quando surgem, geralmente os rins estão danificados ao extremo – algo que, em casos mais graves, exige o tratamento por meio de diálise, processo artificial que substitui a filtração dos rins.

A doença renal crônica ocorre quando os rins perdem a capacidade, parcial ou total, das funções. Eles são o filtro de toxinas na forma de creatinina e de excesso de água no organismo, que são levados à bexiga para excreção por meio da urina. Cerca de 150 litros de líquido são filtrados, diariamente, pelo aparelho renal, dos quais 148 litros são reabsorvidos.

Além disso, o órgão também trabalha no equilíbrio de eletrólitos (como o potássio, o cloro e o sódio), importantes reguladores das funções celulares. Os rins também são produtores de hormônios que controlam a produção de hemácias (glóbulos vermelhos) e mantêm os níveis normais de cálcio nos ossos e no sangue.
Fonte: Folha on-line
Compartilhe:

Voltar