Acesse:

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Docente de mestrado é uma das autoras de obra internacional

Dra. Mary Bernardes-de-Oliveira, de Análise Geoambiental, escreveu o capítulo sobre a Flora do Crato no livro “The Crato Fossil Beds of Brazil”, referência na área
Portal UnG (06/08/2009) – A dra. Mary Bernardes-de-Oliveira, professora do Programa de Mestrado em Análise Geoambiental da UnG, deu mais uma amostra da qualidade do corpo docente do curso. Ao lado da dra. Barbara Mohr, curadora do material paleobotânico do Museu de Berlim (Alemanha), a geóloga é responsável por um dos capítulos da conceituada obra “The Crato Fossil Beds of Brazil: window into an ancient world”, organizada pelos cientistas David Martill, Günter Bechly e Robert Loveridge e publicada em 2007 pela editora Cambridge University Press.

O livro, bem ilustrado, apresenta o estado d´arte do conhecimento da fauna e da flora da Formação Crato (Bacia do Araripe, Nordeste do Brasil), uma das mais famosas do mundo por sua diversidade fossilífera e preservação.

Mary tem grande produção cientifica sobre paleobotânica e vivência de anos com o material Crato que compõe o acervo da coleção fitofossilífera “Murilo Rodolfo de Lima”, da Universidade de São Paulo, uma das maiores do País. A especialista escreve no livro sobre a Flora do Crato, ressaltando seu conteúdo florístico, tipos de preservação, sua importância no contexto mundial do ponto de vista de idade, grau evolutivo, paleofitogeográfico, etc. “Estamos diante de uma obra de síntese a partir da qual, tendo em mente o que já é conhecido e o que ainda se desconhece, os paleobotânicos poderão elaborar novos projetos de pesquisa para a área e propor novas hipóteses a serem testadas sobre origem e migração das plantas eocretáceas”, explica a docente da UnG.

Segundo ela, a diversidade da Bacia do Araripe testemunha que ali no fundo de um lago calcário de mais ou menos 110 milhões de anos, ou ao seu redor, viveram centopéias e lacraias, aranhas, escorpiões e aracnídeos, crustáceos do tipo camarões e ostracodes, insetos como libélulas, baratas, cupins, grilos, cigarras, besouros, abelhas, vespas, borboletas, etc., vertebrados, principalmente, peixes, anuros, tartarugas, lagartos, crocodilos, pterossauros (répteis voadores), aves e uma flora de fetos, gimnospermas e angiospermas muito importantes.
Compartilhe:

Voltar