Acesse:

terça-feira, 23 de junho de 2009

200 pacientes da clínica de Odonto têm um motivo a mais para sorrir

Através do Programa Sorriso na Melhor Idade, pacientes foram beneficiados com a colocação de próteses dentárias
Portal UnG (23/06/2009) – Cerca de 200 pacientes idosos ganharam um novo motivo a mais para sorrir. Na sexta-feira (19), 250 futuros dentistas graduandos pela UnG encerraram o processo de colocação de próteses dentárias nestes pacientes. A ação, chamada Programa Sorriso na Melhor Idade da UnG, é desenvolvida sempre que uma turma de Odontologia se torna apta a realizar o tratamento – sob supervisão de um professor. “Isso ocorre entre o 4º e 6º semestre e privilegiamos aquelas pessoas que não têm condições de arcar com um tratamento convencional. Na UnG, o paciente recebe o atendimento gratuito e arca apenas com a despesas do material que é pago parcelado a preço de custo”, afirma o prof. Sérgio Ourique, coordenador da Clínica Odontológica Integrada da Universidade.

Segundo o especialista, a perda prematura dos dentes pode afetar a auto-estima bem como a qualidade de vida do ser humano. A estética, capacidade de mastigação e de fonética geralmente ficam comprometidas e, atualmente por meio dos implantes dentários, é possível reabilitar pacientes com perdas dentárias parciais ou totais de maneira fixa com estética e função muito próximas de um dente natural, possibilitando ao paciente a reinserção no meio social, conforto mastigatório, prazer em sorrir, enfim resgatar a qualidade de vida perdida junto com a perda dos dentes.

Anália Gomes de Aquino, 67 anos, foi uma das beneficiadas pelo Programa Sorriso na Melhor Idade. Dona de uma alegria e vitalidade invejável, Anália quando iniciou o tratamento odontológico na UnG não possuía os dois rins, pois fora vítima de uma doença congênita e, mesmo lutando contra a doença realizando três sessões semanais de diálise ela não deixou o tratamento odontológico. Um ano e meio depois ter vencido a doença e recebido com sucesso o transplante de um rim, ela encerrou o tratamento odontológico e recebeu duas próteses: uma total superior e uma parcial inferior. O atendimento foi realizado pelos alunos Rodrigo Guedes Ferreira e Priscila Serrão.

“É impressionante o amor, o carinho e a recepção que os alunos têm com a gente. Agradeço a Deus pela iniciativa a Universidade e espero que ela continue crescendo mais e mais a cada dia e possa ajudar mais pessoas como eu”, salienta.

“Na UnG prezamos a formação humanista dos nossos alunos. Temos a preocupação de formar cidadãos que tenham consciência da necessidade do outro e que possam contribuir de alguma forma com a qualidade de vida desses pacientes que, se não fosse esse trabalho de extensão comunitária da Universidade Guarulhos não teriam acesso a odontologia de consultório, uma vez que o Estado não oferece esse tratamento também”, enfatiza o prof. Ourique.

Visando beneficiar mais pessoas, serão abertas as inscrições para a triagem de novos pacientes. As pessoas que necessitam de prótese total (arcadas, superior e inferior), parcial removível ou prótese fixa poderão se inscrever, a partir de agosto, através do telefone (11) 2464-1668. Serão disponibilizadas 100 vagas.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar