Acesse:

segunda-feira, 23 de março de 2009

Núcleo de Estudos em História oferece serviço de apoio a professores do ensino básico

Espaço promove e apoia a formação de oficinas e grupos de estudos compostos por professores, pesquisadores e estudantes
Portal UnG (18/03/2009) – Os professores de História das redes pública e privada de educação ganharam mais um espaço para a busca de conhecimento. A partir de agora, eles podem explorar gratuitamente a infraestrutura do NEPH (Núcleo de Estudos e Pesquisas em História) para montar aulas e desenvolver projetos.

Desde 2005 em funcionamento na Unidade Guarulhos-Dutra da UnG, o Núcleo busca articular ensino e pesquisa na área de história, além de incentivar o desenvolvimento de atividades práticas, como debates, exibição de filmes, palestras, viagens técnicas, etc. Como base para isso, o NEPH conta com minibiblioteca formada por livros, periódicos e materiais didáticos doados por alunos, professores e pelo Cedem (Centro de Documentação e Memória da Unesp), que assim como o Centro de Referência em Educação Mario Covas, é parceiro da UnG no Núcleo. “Temos coleções de jornais dos anos recentes (1980-2000), monografias e outros trabalhos desenvolvidos por docentes e alunos da graduação”, expõe o diretor de História da UnG, prof. dr. Everaldo Andrade. “Estamos falando de um espaço privilegiado de integração das atividades desenvolvidas no curso de História e de produção intelectual dos estudantes”, complementa a professora Célia Costa Cardoso, responsável pelo programa.

De acordo com Andrade, o material disponível para consulta é organizado e atualizado por alunos-monitores e bolsistas de iniciação científica. “A forma como esse trabalho é conduzido caracteriza o NEPH como Laboratório de Arquivística, espaço para os alunos aprenderem a aplicar técnicas básicas de organização de acervos documentais, permitindo a propagação dessas experiências pelas escolas de ensino fundamental e médio”, afirma o diretor.

As atividades desenvolvidas pelo NEPH, sejam elas de ensino, pesquisa ou extensão, orientam-se a partir de três linhas de pesquisa: “Representações Políticas e Culturais Contemporâneas”; “Educação, Cidadania e Patrimônio Cultural”; e “História dos Movimentos Sociais”.

Os professores da rede pública interessados em visitar o espaço, podem comparecer ao 1.º andar do Prédio A da Unidade Guarulhos-Dutra da UnG, de segunda a sexta-feira das 18h30 às 19h30; e aos sábados, das 10h às 13h. O serviço é gratuito. Informações: (11) 2423-7626. Nas unidades Itaquá e Metrô Jabaquara, o NEPH desenvolve projetos com os alunos-monitores.
Compartilhe:

Voltar