Acesse:

sexta-feira, 10 de março de 2006

UnG inaugura universidade aberta da terceira idade

Grupo de 130 pessoas, entre 50 e 86 anos, iniciou na terça-feira, 7, os cursos de Informática e de História das Religiões.
Grupo de 130 pessoas, entre 50 e 86 anos, iniciou na terça-feira, 7, os cursos de Informática e de História das Religiões
Com a presença do reitor Valmor Bolan e do pró-reitor Nelson Figueiredo Filho, foi realizada a solenidade de inauguração nesta terça-feira, 7, na Universidade Guarulhos (UnG), da Uati - Universidade Aberta da Terceira Idade. Cento e trinta alunos, de 50 a 86 anos, estão matriculados para o primeiro bimestre, que terá aulas de Informática e de História das Religiões.

Na cerimônia, o reitor Bolan aproveitou a oportunidade e lançou o projeto "Seu neto na UnG", para que os participantes da Uati possam deixar seus netinhos, a partir de 7 anos, aos cuidados de monitores. Após a solenidade, os alunos foram conhecer os laboratórios de Informativa da Universidade.

Segundo o pró-reitor comunitário da UnG, professor Ms. Nelson Figueiredo Filho, a Universidade Aberta da Terceira Idade foi criada a partir de um programa, chamado Paddac - Programa de Ação Docente-Discente Assistencial Comunitária, que existe há 25 anos. "O reitor Valmor Bolan sugeriu um trabalho com as pessoas com mais de 50 anos, com o objetivo de integrá-los por meio de um espaço no ensino", afirmou Figueiredo.

GLOBALIZAÇÃO
O curso será realizado às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30, no anfiteatro e no laboratório de Informática. As disciplinas do curso serão: Informática (básica e avançada), qualidade de vida, nutrição, história das religiões, entre outras. O pró-reitor da UnG afirmou que o módulo sobre a História das Religiões surgiu em virtude da globalização: "É importante hoje que as pessoas possam entender sobre filosofia e estudo comparado das religiões. Assim, traremos um representante de cada uma delas".
Além disso, haverá eventos externos em todos os bimestres. Já estão programadas visitas ao Museu de Arte Sacra de São Paulo, a elaboração de roteiro turístico e histórico em Guarulhos, e um passeio por entidade assistencialista. Para este primeiro bimestre, está prevista a visita ao Hospital Jesus, José e Maria. Já estão abertas as inscrições para o segundo bimestre (maio e junho); a mensalidade prevista é de R$ 55.

ALUNOS
Foram formadas cinco turmas de Informática. Todos assistirão, em conjunto, as aulas de História das Religiões. O casal Edison Thomé, 53, e Vera Lúcia, 50, participaram da Aula Inaugural. "Queremos aproveitar o nosso tempo, participando de tudo que nos traga evolução pessoal. Nós entendemos que a sociedade não deve enxergar as pessoas da terceira idade com preconceito, pois elas ainda têm muito o que produzir", disse Thomé.
Outro aluno, que voltou a estudar após muito tempo é Wilson Cadamuru, 61. Aposentado há 10 anos, Cadamuru uniu o útil ao agradável: "Eu moro perto da UnG e quero ampliar meus conhecimentos, valorizando os novos relacionamentos que certamente farei".

SERVIÇO Universidade Aberta da Terceira Idade - Uati - Praça Tereza Cristina, 1 - Centro - fone 6464.1700 (Atendimento comunitário)
Compartilhe:

Voltar