Acesse:

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Gestão colaborativa e com foco no ensino, na pesquisa e extensão são compromissos da nova reitora da UnG

Egressa da Universidade, profa. dra. Dumara Coutinho Sameshima assume o cargo quando completa 38 anos de trajetória acadêmica na Instituição
Portal UnG (11/02/2009) – A doutora em Educação, profa. Dumara Coutinho Sameshima, é a nova reitora da Universidade Guarulhos. Ex-aluna do curso de Matemática da Instituição, a docente tomou posse em cerimônia realizada no último dia 9 no Salão Nobre da Unidade Guarulhos-Centro da UnG. Dumara substitui o prof. Rogério Massaro Suriani.

Em seu discurso de posse, a professora enfatizou que o tripé ensino, pesquisa e extensão será a coluna mestra das construções acadêmicas durante sua gestão, cujas marcas principais, segundo expôs, deverão ser união, harmonia e trabalho colaborativo. “Eu reconheço a importância da indissociabilidade desses três componentes [ensino, pesquisa e extensão] na formação de nossos alunos”, disse. “Em relação ao ambiente institucional, quero enfatizar que prezarei por ações colaborativas”, complementou.

“Prata da casa”, como classificou o próprio chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi, a reitora comemorou no dia 6 de fevereiro, 38 anos de vida acadêmica na Instituição, o que a coloca na seleta lista de pessoas que acompanharam de perto todo processo de expansão da Universidade. “A professora Dumara é gente que vive, respira e transpira a UnG. Se nós não confiarmos nas pessoas que formamos, quem irá confiar? É sempre vontade nossa dar oportunidade para os que aqui estão. Apoiaremos a reitora para que todos os seus projetos sejam consolidados com sucesso”, disse Veronezi após assinar o termo de posse.

A trajetória de Dumara na Instituição teve início em 1971, quando ingressou como estudante no curso de Matemática na então Faculdade de Filosofia e Letras Farias Brito. Em 1986, passou a fazer parte do corpo docente da já Universidade Guarulhos, e 18 anos mais tarde, assumiria a coordenação do curso de Matemática. Também pedagoga e mestre em Educação Matemática, a profa. Dumara Sameshima saiu da coordenação do curso para assumir a presidência da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da UnG. O trabalho desenvolvido frente a essa comissão teve como resultado o convite para ocupar a cadeira de vice-reitora Acadêmica da Universidade, em 2006.

Passadas quase quatro décadas de seu primeiro contato com a Instituição, a docente assume o cargo de reitora com a responsabilidade de gerir cinco unidades, mais de 50 cursos de graduação, pós-graduação de referência nacional e internacional, pesquisas de ponta, além da formação de mais de 20 mil estudantes. “O meu ingresso como aluna nesta casa foi o inicio de uma história de confiança, gratidão, carinho e amor”, pontua a reitora. De acordo com ela, que continuará à frente da vice-reitoria Acadêmica, a missão da UnG (http://www.ung.br/novo/nossa_univ_missao.php ) será o norte de todas as suas ações; deverá, ainda, ser sua fonte de inspiração e motivação.

O ex-reitor, prof. Rogério Suriani, enfatizou que a Universidade é reduto de pessoas de extrema competência profissional. “Quando cheguei à UnG fui surpreendido. Eu já tinha idéia da força da Instituição, mas não sabia do talento, do comprometimento e do profissionalismo das pessoas que compõem o quadro de colaboradores da Instituição. Aqui todos vestem mesmo a camisa”, enfatizou.

Ao ser nomeada oficialmente reitora, Dumara foi aplaudida de pé por diretores de curso, gestores, membros da Reitoria e da mantenedora da Universidade.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar