Acesse:

domingo, 18 de janeiro de 2009

Pós-Graduação da UnG busca atender a mercados carentes de mão-de-obra qualificada

Educação, tecnologia, setores administrativos e áreas que possibilitam garantir qualidade de vida à população estão entre eles

Portal UnG (19/01/2008) – Um projeto urbano adequado com vias de circulação amplas e espaços arborizados desenvolvidos na medida certa pode garantir menos trânsito e melhor qualidade de vida para as pessoas que circulam pelas grandes cidades.

Cada vez mais preocupante, a degradação ambiental também necessita de ações para ser evitada: gerir resíduos, adequar leis e educar para a preservação estão entre as medidas. Com a saúde humana o que se procura não é diferente. Profissionais de diversas áreas estão voltados à busca de soluções para possibilitar o acesso da população a ferramentas eficazes para garantir seu bem-estar.

O que isso significa? Em relação ao mercado de trabalho, muitas alternativas de colocação profissional para os que têm diferenciais. Diretor do Centro de Pós-Graduação da Universidade Guarulhos (UnG), o professor Carlos Alberto Vicchiatti acredita que as áreas cuja função tenham como fim possibilitar melhor qualidade de vida às pessoas são hoje as mais promissoras. “A população dos grandes centros urbanos possui uma carga elevada de estresse, em virtude da poluição, do trânsito, da dificuldade de acesso a uma série de serviços. As cidades precisam e vão desenvolver estratégias para inverter esse quadro, e isso irá requerer profissionais capacitados”, explica Carlos.

A UnG, que há 38 anos gradua profissionais no ensino superior, acompanhou essa tendência. Diversos dos seus mais de 50 cursos de pós-graduação lato e stricto sensu oferecidos em 2009 nas cinco unidades da Universidade (Guarulhos-Centro e Dutra, Metrô Jabaquara, SP-Centro – Shopping Light e Itaquá) irão atender a essa demanda. “Cursos como as especializações em Planejamento Urbano Participativo, Gestão de Resíduos, Arquitetura e Sustentabilidade, Educação Ambiental, Direito Ambiental e Vigilância Sanitária; ou mesmo os MBAs em Gestão Pública e Meio Ambiente e Gestão e Empreendedorismo Social e o mestrado em Análise Geoambiental foram criados para capacitar profissionais a preencherem as vagas que estão sendo criadas nesses setores”, enfatiza o diretor da UnG, que na área da saúde destaca os cursos de Terapia Comunitária, Fisioterapia no Serviço Domiciliar, Enfermagem Gerontológica e Geriátrica, entre outros, como sendo voltados a oferecer qualidade de vida à sociedade.

Se a educação é a garantia de um futuro promissor para o país, a Universidade também se preocupou em oferecer aos profissionais que irão atuar nesse campo a oportunidade de dinamizar seus currículos. Dialética da Alfabetização e Ortografia, Educação Física Escolar, Gestão em Instituição de Ensino, Linguística, Didática da Alfabetização e Psicopedagogia estão entre as ofertas de cursos de pós-graduação da UnG.

Os setores administrativos e tecnológicos das grandes companhias também andam carentes de pessoas capacitadas. “Para preencher essa lacuna, lançamos uma série de MBAs para este ano”, aponta Carlos. Engenharia de Sistemas Computacionais, Gestão de Pessoas, Gestão da Informação e Gestão da Qualidade são alguns exemplos.


Diferencial

Tal qual o profissional para conquistar uma vaga no mercado de trabalho, a Universidade também precisa ter diferenciais para justificar a escolha do aluno. “Laboratórios modernos, biblioteca com acervo atualizado e corpo docente qualificado são adjetivos da UnG. Esses, no entanto, são praxes do mercado do ensino superior. Precisávamos oferecer características distintas”, enfatiza o diretor da Pós-Graduação da Universidade.

Para isso, a UnG analisou cada uma das regiões onde atua e implantou cursos de pós-graduação em seus campi de acordo com a demanda. “Um mesmo profissional pode ter mercado em São Paulo e não ter em Itaquá”, explica Carlos Alberto Vicchiatti. Além disso, a Universidade dinamizou a matriz curricular dos cursos e reduziu o tempo de duração: 14 meses para MBA e 12 meses para a maioria das pós-graduações.

O quesito preço também aparece como diferencial. “E, dependendo do caso, o aluno pode ingressar com desconto de até 50% na mensalidade”, diz o professor.

As inscrições para os cursos de pós-graduação da UnG podem ser feitas por meio do site da Instituição, no endereço www.ung.br; ou pelo telefone 0800 15 88 22. A lista completa com os cursos e os campi em que serão oferecidos também pode ser consultado na web.

Compartilhe:

Voltar