Acesse:

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Docente de Geografia e Química apresenta pesquisas na França

Participação foi válida pelo Congresso Internacional de Ludotecas. O Brasil será sede da próxima edição do evento, que contará com a colaboração da professora na organização
Portal UnG (30/10/2008) – Mestre em Psicologia, a docente Sirlândia Reis de Oliveira foi destaque no 11.º Congresso Internacional de Ludotecas, realizado entre os dias 13 e 17 de outubro, em Paris, na França.

Com o tema central “Dar vida ao jogo e ao brinquedo na ludoteca”, o evento, de iniciativa da Internacional Toy Libraries Association (ITLA), reuniu pesquisadores de todo o mundo em torno de debates acerca de três eixos: “jogos e brinquedos na ludoteca”, “a ludoteca como instituição cultural” e “objetos e práticas lúdicas no mundo de hoje”.

O termo ludoteca é usado para classificar o local destinado a atividades lúdicas. Nesse espaço, a criança e o adulto têm a oportunidade de aprender brincando. No Brasil existem ludotecas, no entanto, o termo habitualmente usado para classificar esses locais é brinquedoteca.

Sirlândia, que atualmente leciona nos cursos de Geografia e Química da UnG, participou do Congresso através de conferências nas áreas da saúde, educação e social. Na saúde, com a pesquisa “Brinquedoteca em Hospital – na humanização da assistência à saúde”, a docente defendeu a idéia da brinquedoteca hospitalar como forma de humanizar a assistência às crianças hospitalizadas, que longe de casa sofrem com o processo de internação. “Médicos, enfermeiros e, principalmente, a família reconhecem a importância da humanização no trabalho hospitalar. Porém, é preciso que tenham pessoas com conhecimento e experiência para tornarem esse ambiente menos doloroso. Nesse trabalho mostrei que não basta ter uma lei – a 11.104/2005 obriga todo hospital que tem criança em regime de internação a ter uma brinquedoteca. É preciso ter pessoas especializadas para atuar com a equipe do hospital”, explica Sirlândia.

Na área da educação, a professora da UnG mostrou as implicações do brincar nos processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adultos. Fruto do estudo intitulado “As Implicações do Brincar no Cotidiano Escolar e Social”, a apresentação evidencia que quando os alunos aprendem com alegria, o sucesso é mais garantido. “Eu defendo a idéia de aulas dinâmicas, em que os alunos se sintam parte do processo, que participem de forma espontânea, pois o que ensinamos na precisa fazer sentido para a realidade do aluno. Para isso, o professor deve criar um ambiente que favoreça o desenvolvimento das potencialidades que cada um possui”, conta a especialista.

Com a pesquisa sobre o efeito da brinquedoteca social em área de risco, Sirlândia citou os dados coletados em uma brinquedoteca instalada em local de maior emergência social – no que tange a violência, a agressividade e a maus tratos infantis –, os quais comprovam que esse espaço oferece aos moradores uma possibilidade de mudança de postura. “Na brincadeira, a criança sozinha ou com um adulto pode vislumbrar outra forma de viver além daquela que já está acostumada”, diz. “Por acaso, na França, encontrei um trabalho semelhante ao que desenvolvi aqui no Brasil. Eles usam a ludoteca nos locais classificados como bairros "sensíveis", onde a violência é maior. Segundo as estatísticas, a ação lúdica ajuda a mudar o comportamento de crianças e adultos”, complementa a professora.

Além de apresentar os trabalhos, Sirlândia também participou de reuniões com pesquisadores dos outros países, os quais, segundo ela, elogiaram muito o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores brasileiros da área.

Para a docente, o congresso foi uma experiência ímpar, pois, além de possibilitar o contato com outras formas de trabalho, lhe deu a oportunidade de mostrar estudos realizados no Brasil. “Essa troca nos dá a chance de amadurecer enquanto professor-pesquisador”, acredita.

Outra questão que a deixou feliz foi ter contribuído para que o Brasil fosse eleito sede da 12.ª edição do Congresso Internacional de Ludotecas, cuja periodicidade é trienal. Como é conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas e membro da Associação Internacional de Ludotecas, muito provavelmente Sirlândia fará parte da comissão organizadora do evento.
Compartilhe:

Voltar