Acesse:

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Cirurgias de pingüins no hospital veterinário da UnG têm grande destaque na imprensa

Jornais impressos, portais de notícias e emissoras de TV estiveram no Hovet na última sexta-feira. Veja aqui os destaques e as fotos
Portal UnG (07/10/2008) – Na sexta-feira, dia 3 de outubro, 12 pinguins-de-magalhães, nativos da Patagônia, levaram a imprensa paulistana e guarulhense ao hospital veterinário da UnG, onde especialistas operaram sete dos animais. Os pacientes machucaram-se e sofreram fraturas durante a viagem de mais de 3 mil quilômetros que separa seu habitat – na região de Punta Tombo, na Argentina – do litoral norte de São Paulo, onde foram resgatados há um mês pelo Instituto Argonauta.

Segundo o veterinário e diretor do hospital, Luiz Arthur Giuffrida, os pingüins operados tiveram pinos de titânio implantados para recuperar os movimentos das patas e, assim, sobreviverem em habitat natural, uma vez que, machucados, eles nadam e caçam com dificuldade e acabam morrendo.

As aves estão se recuperando no aquário de Ubatuba, a 226 km de São Paulo. Somente após essa recuperação é que os veterinários decidirão se algum pingüim terá condições de ser devolvido à natureza ou se terá de ficar em algum zoológico.

O Aquário de Ubatuba e o Instituto Argonauta realizam a parceria para reabilitação de animais marinhos desde 1998. Nesse período já foram salvos mais de 900 animais entre pingüins, leões-marinhos, lobos e até uma baleia jubarte, resgatada com vida em 2000.

Durante todo o dia, repórteres, produtores, fotógrafos e cinegrafistas de vários veículos de comunicação passaram pelo Hovet. Além de ser destaque em diversos jornais e portais de notícias na internet, as cirurgias também ganharam espaço na TV. No SPTV 1.ª edição, da Rede Globo, o repórter Márcio Canuto entrou no ar ao vivo do hospital. No SPTV 2.ª edição, foi ao ar uma matéria da repórter Patrícia Taufer, depois reprisada pelo Jornal Nacional. A ação também foi registrada pelas emissoras Cultura e Record.

Veja alguns veículos que deram destaque à cirurgia dos pingüins no Hovet-UnG:

SPTV 2.ª edição

Época

Portal G1, às 7h09

Portal de Notícia G1, às 16h47

Portal de Notícias Guarulhosweb

Portal de Notícias Transdone

Portal MS

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Portal Gazeta Online

Blog Matina

Portal do jornal Diário de Guarulhos

A Tribuna Digital

TV Tribuna (afiliada da Rede Globo)


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar