Acesse:

domingo, 19 de outubro de 2008

Engenharia e Poder: Os construtores da nova ordem em São Paulo é o título do livro lançado por docente da UnG

A obra é fruto do trabalho do historiador Cláudio Hiro Arasawa. Leia aqui a sinopse do livro
Portal UnG (06/10/2008) – Professor do curso de História da UnG, Cláudio Hiro acaba de lançar seu primeiro livro como único autor: Engenharia e Poder: Os construtores da nova ordem em São Paulo, pela Alameda Editorial.

Em Engenharia e Poder, Hiro, doutor em Arquitetura e Urbanismo, procura detectar o papel inovador e proselitista dos engenheiros na batalha por oportunidades de trabalho e também por novos ramos de intervenção nos problemas urbanos da cidade, cada vez mais complexos. Neste momento da história da cidade, os profissionais da engenharia tiveram de interpretar e adaptar as principais correntes de pensamento e experiências internacionais aos recortes urbanos de São Paulo.

O livro reflete, ainda, a relação entre o mundo e o lugar e a diluição das fronteiras milenares entre o campo e a cidade. Para o professor da FAU-USP, Murilo Marx, o olhar e as interpretações do autor “têm toda atualidade”, uma vez que esse processo de urbanização, ocorrido em escala planetária, exige a atenção não apenas dos engenheiros e arquitetos, mas também de outros saberes e de toda a nossa criatividade.

Nos fins do século XIX, São Paulo possuía apenas duas escolas de engenharia: o Mackenzie College e a Politécnica. Numa sociedade que se desenvolvia rapidamente, o conhecimento técnico-científico dos engenheiros tornava-se cada vez mais importante. Ainda assim, os construtores da nova ordem tiveram de disputar idéias e espaços para garantir a sua aceitação social.

Em 2007, Hiro colaborou com a produção do livro Tempo, Cidade e Arquitetura, organizado por Maria Lúcia Gitahi e José Correia Lira. O docente da UnG é responsável pelo capítulo Os engenheiros e a construção de uma nova ordem na São Paulo republicana (1892-1940).
Compartilhe:

Voltar