Acesse:

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Ozires Silva é destaque da Semana de Engenharia da Universidade

Ex-ministro e fundador da Embraer mostrou aos estudantes como usar a criatividade para o desenvolvimento sustentável
Portal UnG (24/09/2008) – Adam Smith (1723-1790), considerado o pai da economia moderna, costumava dizer que não era da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que esperava que saísse o seu jantar, "mas do empenho deles em promover seu auto-interesse. Em uma de suas obras, talvez a mais famosa delas ("A Riqueza das Nações"), o pensador escocês pregava que as indústrias estimulavam a negligência e o esbanjamento e não faziam bem a ninguém. Ao longo das décadas, no entanto, foram as indústrias que motivaram a construção de mais fábricas, estradas, moinhos, refinarias e milhares de negócios que se tornaram a base da economia do século XX. Com o acelerado processo de desindustrialização da economia contemporânea, outra instância emerge como força motriz: a criatividade. Essa ferramenta, contudo, não deve ter uso apenas para estimular o consumo, mas também para promover aquilo que vem sendo visto pelos especialistas como “a única maneira de salvar o mundo”: o desenvolvimento sustentável.

O Brasil tem poderio para essa promoção: pesquisas indicam que uma parcela de 10,9% da população é considerada criativa. Então, qual a melhor maneira de utilizar essa qualidade para ajudar o País a se desenvolver com sustentabilidade?

Durante mais de uma hora, o conceituado professor Ozires Silva promoveu um debate sobre a tônica. A apresentação fez parte da programação da Semana Acadêmica dos cursos de Engenharia da UnG, que teve início na última segunda-feira esse encerra hoje.

Ozires é engenheiro aeronáutico, já foi presidente da Petrobrás e da Varig e ministro da Infra-Estrutura do governo Collor. Sua mais rica experiência, e da qual diz ter uma grande saudade, está no tempo em que atuou pela Embraer, empresa que fundou e hoje desfila como a quarta maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo.

Autor de diversos livros, Ozires Silva citou inúmeras medidas que devem ser adotadas para possibilitar ao Brasil um desenvolvimento sustentável. Buscar planejar e visualizar, com a amplitude possível, os horizontes futuros das demandas de energia e do posicionamento nacional em face da concorrência global do mercado mundial foram algumas delas.

A apresentação do professor foi ilustrada por perguntas de estudantes e professores dos cursos de Engenharias Ambiental, Civil, da Produção e Mecânica.

Abertura
Na segunda-feira, com a participação do reitor da UnG, prof. Rogério Massaro Suriani, a Semana Acadêmica dos cursos de Engenharia foi oficialmente aberta.

A primeira palestra apresentada aos estudantes tratou da exportação de serviços de engenharia e construção, ministrada pelo engenheiro e diretor de Projetos Internacionais da Camargo Corrêa, dr. Carlos Fernando Namur.

O evento também levou à Unidade Guarulhos-Dutra a exposição de produtos e projetos com foco na engenharia.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar