Acesse:

sexta-feira, 28 de abril de 2006

Universidade inicia capacitação de docentes para ensino on-line

Objetivo da UnG é colocar a plataforma de Ensino On-line em funcionamento até o segundo semestre de 2006
Cerca de 30 professores da UnG inverteram seus papéis e assumiram o posto de alunos para participar da primeira turma do Programa de Capacitação de Docentes para o Ensino On-line da UnG. Com a perspectiva de colocar em funcionamento a plataforma de ensino on-line a partir do segundo semestre de 2006, um grupo de profissionais da própria Universidade comandado pelo especialista no assunto, o professor Sérgio Szpigel, terá o papel de instrumentalizar os docentes para o desenvolvimento e implementação das atividades on-line na plataforma Moodle da Universidade.

A primeira aula, promovida no último dia 25, permitiu aos professores realizar o cadastro como alunos e ter o primeiro contato com o ensino a distância. Segundo Szpigel, esta primeira fase será realizada até 06 de junho, e a partir de agosto esses mesmos professores serão capacitados pedagogicamente para o planejamento e desenvolvimento de cursos on-line. Os demais professores da Instituição poderão participar do amplo programa de capacitação montado pela UnG, que deverá entrar em funcionamento também em agosto.

Para a Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos é fundamental que os professores aprendam o processo de Ensino On-line, uma vez que eles terão papel fundamental como facilitadores e orientadores desse programa.

Nova realidade – De acordo com dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância 2005, o ensino on-line é a nova realidade brasileira. A falta de tempo e a distância em relação às instituições de qualidade levou quase 310 mil pessoas a optarem pelo ensino a distância no País.

O balanço ainda aponta que benefícios como a economia de tempo, a facilidade de acesso aos materiais didáticos e a interatividade entre os alunos com o uso de ferramentas WEB são itens que mais pesam na hora de optar pelo ensino on-line.
Compartilhe:

Voltar