Acesse:

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Na 2.ª edição do Conheça a UnG, mais de 4 mil jovens visitaram a Universidade

Palestras, visitas a laboratórios, teste vocacional e diversão marcaram a realização do evento. Para os visitantes, a ação deve ser feita constantemente
Portal UnG (29/05/2008) – Na maior das unidades da UnG, a Guarulhos-Centro, a quarta-feira (28) foi dia de expressões. Os espaços do campus foram tomados por mais de 4 mil semblantes curiosos, alegres, espantados. E havia um motivo: uma iniciativa chamada Conheça a UnG, que propõe uma dinâmica simples, mas de valor inestimável para esses atores: em um dia determinado, ela tira estudantes de Guarulhos e região do ambiente escolar do ensino médio e os levam para o ambiente universitário, em um tour regado com muitas atrações. “O programa, que nasceu em 2007, abre as portas da UnG para esse público visando orientá-los, especialmente, em relação à escolha da carreira. Para torná-lo mais atrativo, nós preparamos um ambiente agradável, que, além de ensinar, ajuda a entretê-los”, expõs o então gerente de Comunicação e Marketing da UnG, Sandoval Nassa.

Nesta 2.ª edição do evento, esse ambiente foi composto por apresentação musical, com a banda sinfônica Essência Brasileira; palestras com profissionais da Universidade, como os médicos veterinários Luiz Arthur Giuffrida e Márcio Augusto Ferreira, e de outras instituições, entre as quais CIEE e Folha Dirigida; distribuição de brindes; aplicação de teste vocacional gratuito; inscrição para o vestibular; gincanas; e o principal: atividades nos principais laboratórios e espaços da UnG. Um, inclusive, dedicado exclusivamente aos professores acompanhantes. “Creio que 89,9% dos alunos do ensino médio, em especial o público, não têm idéia do funcionamento de uma universidade. Durante todos os dias que se antecederam ao evento, a expectativa deles era muito grande. Eles estavam curiosos, ansiosos”, disse a professora de Língua Portuguesa da Escola Comandante João Ribeiro de Barros, de Cumbica, Marleide de Jesus Ferreira. E continuou: “Muitos não têm em mente, pelo menos de imediato, o ingresso no ensino superior. No entanto, a participação no Conheça a UnG poderá estimulá-los a isso”.

E o fez. Daniel Demétrio, de 17 anos, estudante do 3.º ano do ensino médio da Escola Lídia Kitz, visitou cada espaço do campus e participou de boa parte das atividades. Resultado: “Decidi. Quero estudar Publicidade e Propaganda”, enfatizou. Para ele, o programa é bom para os alunos, que estão na fase de pensar qual carreira seguir, e também para a Universidade. “Para nós (estudantes) porque temos a possibilidade de conhecer a estrutura de uma universidade do tamanho da UnG e o funcionamento de seus cursos. Para a Universidade, porque vê de perto quem, muito provavelmente, se tornará seu aluno” , acredita Daniel.

Isadora Ferraz, de 17 anos, chegou decidida: “Quero cursar Moda”. Mesmo sabendo que a opção não é oferecida atualmente pela UnG, a estudante do 3.º do nível médio da Escola Odete Fernandes não quis perder a oportunidade. “É uma maneira de eu ver de perto as estruturas de uma universidade. A programação, com palestras e diversas outras atrações, irá contribuir muito para o meu ingresso na faculdade e no mercado de trabalho”, disse a jovem, logo após sair da palestra “Oportunidades de Emprego na Carrera Pública”, ministrada pelo prof. Vivaldo Pereira.

Se Isadora já tem certeza da carreira que seguirá, o mesmo não acontece com o jovem casal de namorados Roger Felix da Silva (17) e Layena Eduarda Coelho (16), ambos do Colégio Virgo Potens. Eles representam a grande massa de pré-vestibulandos do Brasil. De acordo com o IBGE, apenas 5% dos estudantes brasileiros que prestam a temida prova têm certeza do curso querem fazer. E não é só isso. Depois que entram no ensino superior, muitos vitoriosos descobrem que a escolha não foi a mais acertada.

Roger já tem uma carreira definida: ele quer ser engenheiro. Apenas não sabe de qual área. Layena acha que tem aptidão para Direito. Acha. “Gosto muito da área de humanas, mas ainda estou estudando se é essa mesmo a carreira que vou seguir”, afirmou a aluna. “Eu adoro lidar com números e vejo a engenharia como uma boa profissão a seguir. Só não sei ainda em qual segmento”, completou Roger. Sobre um assunto o casal tem certeza: a colaboração que o Conheça a UnG oferece. “São muitos profissionais dispostos a nos dar atenção e tirar todas as nossas dúvidas. Esse é um espaço que não encontramos em Guarulhos”, concordaram os dois.

Também palestrante no evento, o gerente de Recursos Humanos do Centro de Integração Empresa-Escola, Celso Dutra, disse ter ficado contente com o que viu. “Somos parceiros da UnG e fico contente em ver a seriedade com que a Instituição trata a escolha da carreira pelos jovens. Pode ter certeza de que o grupo que passou pelo Conheça a UnG, em sua maioria, sairá da universidade profissionais bem mais definidos e certos de si. Logo, serão profissionais mais capacitados e reconhecidos no mercado”, apontou.

Organização – Para fazer o Conheça a UnG acontecer, a Universidade reuniu um contingente de pessoas: organizadores, monitores, professores, diretores de curso, etc. Só para auxiliar e acompanhar os mais de 3 mil visitantes, cerca de 300 monitores, divididos entre os períodos da manhã, tarde e noite, ficaram espalhados pelo campus. Janete Nascimento e Carla Aparecida dos Santos fizeram parte desse time. A dupla é estudante do curso de Psicologia da UnG e acreditam que o contato com os jovens colabora substancialmente para a prática profissional. “Durante o tempo em que fiquei circulando com os grupos de alunos, procurei analisar o comportamento de cada um dos jovens, sua linguagem, maneira de lidar com os amigos, etc.”, explicou Janete, do último semestre da graduação. Para Carla, a participação no Conheça a UnG também possibilitou a conquista de um tesouro bastante cobiçado por todos os estudantes da Instituição: horas de atividades complementares. “Não foi apenas por isso que me inscrevi, mas que as horas ajudam, ajudam.”


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar